Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63630
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Cavalcante, Ticia Cassiany Ferro | - |
dc.contributor.author | Santos Junior, Múcio Vasconcelos dos | - |
dc.contributor.author | Araújo, Maria Julia Peixoto | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-05T21:09:48Z | - |
dc.date.available | 2025-06-05T21:09:48Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-02 | - |
dc.date.submitted | 2025-06-05 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Maria Julia Peixoto de; SANTOS JUNIOR, Múcio Vasconcelos dos. Desenho universal para a aprendizagem como prática pedagógica inclusiva: uma abordagem para estudantes com transtorno do espectro autista. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63630 | - |
dc.description.abstract | A temática do estudante com Transtorno do Espectro Autista quase sempre é entrelaçada com a da inclusão, e ambas são pautas extremamente necessárias, visto que todo percurso histórico revela relações de preconceito que cercearam o direito das pessoas neuro divergentes de ingressarem no ambiente escolar formal. No entanto, atualmente, os avanços acerca da temática da inclusão garantem o direito destes estudantes ingressarem na escola, mas geralmente não existe o mesmo zelo pelo seu direito à aprender, que muitas vezes é negligenciado por causa das suas especificidades. Com isso, assim como existe uma cobrança social acerca de uma aprendizagem significativa para com os estudantes típicos, torna-se necessário também elucidar a importância disso para com os estudantes autistas, para que, além da sua mera presença no ambiente escolar, também existam reflexões sobre a sua relação com o ambiente, e sobretudo com a aprendizagem. Assim, o engrandecimento das discussões acerca do Desenho Universal para Aprendizagem na literatura fortalecem o surgimento dessa prática inovadora como uma possibilidade para uma estratégia pedagógica na sala de aula que contemple todos os estudantes. Portanto, essa pesquisa busca evidenciar as contribuições que existem e relacionam a abordagem do Desenho Universal para a Aprendizagem com os estudantes TEA dentro do ambiente escolar. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica a partir de artigos contidos na base de dados do Scielo e do Google Acadêmico, analisando as produções que abordassem os dois temas na perspectiva escolar entre 2015 e 2024. As pesquisas encontradas fortalecem o discurso de que é possível construir uma prática que possibilite a aprendizagem significativa para estudantes autistas. Sendo assim, percebe-se a prática do DUA como um instrumento positivo e que corrobora para uma prática educativa que contemple todos os estudantes. | pt_BR |
dc.format.extent | 27p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Desenho Universal para a Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.title | Desenho universal para a aprendizagem como prática pedagógica inclusiva: uma abordagem para estudantes com transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0434098941707747 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2671252780144306 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8184241806018173 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Psicologia, Inclusão e Educação (DPSIE) | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Trabalho de Conclusão de Curso - Maria Julia Peixoto e Múcio Vasconcelos.pdf | 852,07 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons