Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63630

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCavalcante, Ticia Cassiany Ferro-
dc.contributor.authorSantos Junior, Múcio Vasconcelos dos-
dc.contributor.authorAraújo, Maria Julia Peixoto-
dc.date.accessioned2025-06-05T21:09:48Z-
dc.date.available2025-06-05T21:09:48Z-
dc.date.issued2025-04-02-
dc.date.submitted2025-06-05-
dc.identifier.citationARAÚJO, Maria Julia Peixoto de; SANTOS JUNIOR, Múcio Vasconcelos dos. Desenho universal para a aprendizagem como prática pedagógica inclusiva: uma abordagem para estudantes com transtorno do espectro autista. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63630-
dc.description.abstractA temática do estudante com Transtorno do Espectro Autista quase sempre é entrelaçada com a da inclusão, e ambas são pautas extremamente necessárias, visto que todo percurso histórico revela relações de preconceito que cercearam o direito das pessoas neuro divergentes de ingressarem no ambiente escolar formal. No entanto, atualmente, os avanços acerca da temática da inclusão garantem o direito destes estudantes ingressarem na escola, mas geralmente não existe o mesmo zelo pelo seu direito à aprender, que muitas vezes é negligenciado por causa das suas especificidades. Com isso, assim como existe uma cobrança social acerca de uma aprendizagem significativa para com os estudantes típicos, torna-se necessário também elucidar a importância disso para com os estudantes autistas, para que, além da sua mera presença no ambiente escolar, também existam reflexões sobre a sua relação com o ambiente, e sobretudo com a aprendizagem. Assim, o engrandecimento das discussões acerca do Desenho Universal para Aprendizagem na literatura fortalecem o surgimento dessa prática inovadora como uma possibilidade para uma estratégia pedagógica na sala de aula que contemple todos os estudantes. Portanto, essa pesquisa busca evidenciar as contribuições que existem e relacionam a abordagem do Desenho Universal para a Aprendizagem com os estudantes TEA dentro do ambiente escolar. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica a partir de artigos contidos na base de dados do Scielo e do Google Acadêmico, analisando as produções que abordassem os dois temas na perspectiva escolar entre 2015 e 2024. As pesquisas encontradas fortalecem o discurso de que é possível construir uma prática que possibilite a aprendizagem significativa para estudantes autistas. Sendo assim, percebe-se a prática do DUA como um instrumento positivo e que corrobora para uma prática educativa que contemple todos os estudantes.pt_BR
dc.format.extent27p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDesenho Universal para a Aprendizagempt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleDesenho universal para a aprendizagem como prática pedagógica inclusiva: uma abordagem para estudantes com transtorno do espectro autistapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0434098941707747pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2671252780144306pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8184241806018173pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Psicologia, Inclusão e Educação (DPSIE)pt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Trabalho de Conclusão de Curso - Maria Julia Peixoto e Múcio Vasconcelos.pdf852,07 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons