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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63652

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Título: Formação musical em uma escola alternativa de música: o Centro de Educação Musical do Colégio São Bento de Olinda
Autor(es): Câmara, Cláudio Augusto Gomes da
Palavras-chave: Escola não formal; Colégio de São Bento de Olinda; Atividade extraclasse; Canto Coral; Banda Marcial; Genealogia Acadêmica honorífica
Data do documento: 13-Fev-2025
Citação: Câmara, Cláudio Augusto Gomes da. Formação musical em uma escola alternativa de música: o Centro de Educação Musical do Colégio São Bento de Olinda. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) - Universidade Federal de Pernmabuco, Recife, 2024.
Abstract: O Centro de Educação Musical - CEM do Colégio São Bento funcionou de 1978 a 1987, tendo ficado por seis anos sob a direção do Professor Jader de Alemão Cysneiros. Era uma escola de música com um conselho administrativo constituído apenas por estudantes do Colégio São Bento, com exceção da Secretaria da Coordenação, ocupada por funcionários do Colégio. Além do curso básico de música, com estudos teórico e prático, o CEM tinha sob sua coordenação as atividades de canto coral (Coral Bento de Núrsia) e de Banda Marcial. Esta pesquisa teve o objetivo de compreender o processo de criação do Centro de Educação Musical, sua trajetória como núcleo aglutinador das atividades extraclasse do Colégio São Bento de Olinda. Além disso, de dimensionar seu impacto na formação de recursos humanos e a influência do professor mentor na formação musical de seus estudantes. Para o desenvolvimento desse trabalho utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, documental, ou seja, fontes não escritas (objetos, fotografias, etc.) e escritas (documentos oficiais e não oficiais). Outra metodologia utilizada foi a genealogia acadêmica honorífica com adaptações. Com base na análise dos documentos encontrados, foi possível inferir qual o processo que levou a criação do CEM; qual das três modalidades de educação, discutidas nesse estudo, o CEM mais se adequava; a configuração do Curso Básico ofertado, que disponibilizava um certificado com mais de mil horas/aula; qual a linha pedagógica principal do curso e identificar alunos que concluíram o curso básico. Com base nas ações administrativas e pedagógicas e no volume de atividades que foram desenvolvidas por essa escola de música sob a coordenação do Professor Jader Cysneiros, foi possível dimensionar o impacto de sua supervisão na formação musical de estudantes que deram continuidade aos estudos na área de música.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63652
Aparece nas coleções:(TCC) - Música

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