Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63669
Share on
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FERREIRA, Sandra Patrícia Ataíde | - |
dc.contributor.author | PINTO, Alex Barbosa Abreu | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-09T14:36:18Z | - |
dc.date.available | 2025-06-09T14:36:18Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-31 | - |
dc.identifier.citation | PINTO, Alex Barbosa Abreu. O processo criativo de composição de música popular : um estudo de casos múltiplos. 2025. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63669 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa investigou o processo criativo de composição musical, a partir de pressupostos teóricos da psicologia socio-histórica e da filosofia da linguagem, de dois compositores de música popular. Tratou-se de um estudo de casos múltiplos, constituído por dois estudos independentes – ambos estudos qualitativos e de caráter exploratório. O Estudo I foi realizado no Brasil, na cidade do Recife; o Estudo II, em Portugal, na cidade de Lisboa. Participaram do Estudo I um compositor de MPB – o cantautor Zeh Rocha – e dois(as) apreciadores(as) de sua obra musical. Participaram do Estudo II uma compositora de fados – a fadista Fatinha – e dois(as) apreciadores(as) de seu trabalho artístico. O Estudo I teve como objetivos específicos: (a) conhecer aspectos da história de vida do compositor participante e sua história com o universo mais amplo da música; (b) investigar aspectos da história de vida de um interlocutor e de uma interlocutora da obra musical do compositor participante, assim como suas histórias com o universo da música; (c) analisar uma canção composta pelo compositor participante; (d) analisar a vivência estética dos participantes interlocutores, resultante da apreciação desta mesma canção, e (e) analisar o processo criativo do compositor participante. O Estudo II teve como objetivos específicos: (a) conhecer aspectos da história de vida da fadista compositora participante e sua história com o universo mais amplo da música e com o universo mais específico do fado; (b) conhecer o universo discursivo e da prática do gênero musical do fado; (c) conhecer aspectos da história de vida de um interlocutor e de uma interlocutora da obra musical da compositora participante, assim como suas histórias com o universo mais amplo da música e com o universo mais específico do fado; (d) analisar uma composição da fadista compositora participante; (e) analisar a vivência estética dos participantes interlocutores, resultante da apreciação desta mesma composição; (f) analisar o processo criativo composicional da fadista compositora participante. O objetivo principal de ambos os Estudos foi buscar compreender o processo criativo dos(as) compositores(as) participantes, e, como e em que medida, os(as) apreciadores(as) da obra musical de cada compositor(a) se relacionaram com o processo criativo de composição musical destes(as) artistas. À construção dos dados do Estudo I, realizou-se: (1) entrevista do tipo depoimento pessoal, e (2) entrevistas semiestruturadas. A identificação e contato com os(as) apreciadores(as) se deu através da imersão do pesquisador em dois ambientes virtuais criados por Zeh Rocha. No Estudo II, à construção dos dados, realizou-se: (1) entrevista do tipo depoimento pessoal; (2) entrevista etnográfica, e (3) entrevistas semiestruturadas. A identificação e contato com estes(as) apreciadores(as) se deu através da imersão do pesquisador no bairro da Mouraria, bairro onde reside a fadista. Este processo de imersão foi realizado através da atividade de flânerie. À análise dos dados, em ambos os Estudos, recorreu-se à proposta metodológica dos Núcleos de Significação. Os resultados dos Estudos sugerem a possibilidade de uma relação indireta dos(as) participante apreciadores(as), tanto no processo de composição da canção de Zeh Rocha (Estudo I) quanto no processo de composição do fado de Fatinha (Estudo II). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Processo criativo | pt_BR |
dc.subject | Estética | pt_BR |
dc.subject | Composição musical | pt_BR |
dc.subject | MPB | pt_BR |
dc.subject | Fado | pt_BR |
dc.title | O processo criativo de composição de música popular : um estudo de casos múltiplos | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | LOSA, Leonor | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2986648721903412 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9445170519526710 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Psicologia Cognitiva | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research investigated the creative process of musical composition in two popular music composers, based on theoretical assumptions from socio-historical psychology and the philosophy of language. It was a multiple case study, consisting of two independent studies—both qualitative and exploratory in nature. Study I was conducted in Recife, Brazil; Study II in Lisbon, Portugal. Study I included an MPB composer—the singer songwriter Zeh Rocha—and two admirers of his musical work. Study II included a fado composer—the fadista Fatinha—and two admirers of her artistic work. The specific objectives of Study I were: (a) to understand aspects of the participating composer's life history and his history with the broader universe of music; (b) to investigate aspects of the life histories of a male and a female interlocutor of the participating composer's musical work, as well as their histories with the universe of music; (c) to analyze a song composed by the participating composer; (d) to analyze the aesthetic reaction of the participating interlocutors resulting from their appreciation of this same song; and (e) to analyze the creative process of the participating composer. The specific objectives of Study II were: (a) to understand aspects of the participating fado composer's life history and her history with the broader universe of music and the more specific universe of fado; (b) to understand the discursive universe and practice of the fado musical genre; (c) to understand aspects of the life histories of a male and a female interlocutor of the participating composer's musical work, as well as their histories with the broader universe of music and the more specific universe of fado; (d) to analyze a composition by the participating fado composer; (e) to analyze the aesthetic reaction of the participating interlocutors resulting from their appreciation of this same composition; and (f) to analyze the creative compositional process of the participating fado composer. The main objective of both studies was to understand the creative process of the participating composers and how and to what extent admirers of each composer's musical work related to their creative process of musical composition. For data collection in Study I, the following were conducted: (1) a personal testimony interview and (2) semi-structured interviews. The identification of and contact with the admirers occurred through the researcher's immersion in two virtual environments created by Zeh Rocha. In Study II, the following were conducted for data collection: (1) a personal testimony interview; (2) an ethnographic interview; and (3) semi-structured interviews. The identification of and contact with these admirers took place through the researcher's immersion in the Mouraria neighborhood, where the fadista resides. This immersion process was carried out through the activity of flânerie. In both studies, the data analysis used the methodological proposal of the Nuclei of Meaning. The results of the studies suggest the possibility of an indirect relationship between the appreciative participants, both in the process of composing Zeh Rocha's song (Study I) and in the process of composing Fatinha's fado (Study II). | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado - Psicologia Cognitiva |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TESE Alex Barbosa Abreu Pinto.pdf | 4,56 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License