Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63669

Compartilhe esta página

Título: O processo criativo de composição de música popular : um estudo de casos múltiplos
Autor(es): PINTO, Alex Barbosa Abreu
Palavras-chave: Processo criativo; Estética; Composição musical; MPB; Fado
Data do documento: 31-Mar-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: PINTO, Alex Barbosa Abreu. O processo criativo de composição de música popular : um estudo de casos múltiplos. 2025. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Esta pesquisa investigou o processo criativo de composição musical, a partir de pressupostos teóricos da psicologia socio-histórica e da filosofia da linguagem, de dois compositores de música popular. Tratou-se de um estudo de casos múltiplos, constituído por dois estudos independentes – ambos estudos qualitativos e de caráter exploratório. O Estudo I foi realizado no Brasil, na cidade do Recife; o Estudo II, em Portugal, na cidade de Lisboa. Participaram do Estudo I um compositor de MPB – o cantautor Zeh Rocha – e dois(as) apreciadores(as) de sua obra musical. Participaram do Estudo II uma compositora de fados – a fadista Fatinha – e dois(as) apreciadores(as) de seu trabalho artístico. O Estudo I teve como objetivos específicos: (a) conhecer aspectos da história de vida do compositor participante e sua história com o universo mais amplo da música; (b) investigar aspectos da história de vida de um interlocutor e de uma interlocutora da obra musical do compositor participante, assim como suas histórias com o universo da música; (c) analisar uma canção composta pelo compositor participante; (d) analisar a vivência estética dos participantes interlocutores, resultante da apreciação desta mesma canção, e (e) analisar o processo criativo do compositor participante. O Estudo II teve como objetivos específicos: (a) conhecer aspectos da história de vida da fadista compositora participante e sua história com o universo mais amplo da música e com o universo mais específico do fado; (b) conhecer o universo discursivo e da prática do gênero musical do fado; (c) conhecer aspectos da história de vida de um interlocutor e de uma interlocutora da obra musical da compositora participante, assim como suas histórias com o universo mais amplo da música e com o universo mais específico do fado; (d) analisar uma composição da fadista compositora participante; (e) analisar a vivência estética dos participantes interlocutores, resultante da apreciação desta mesma composição; (f) analisar o processo criativo composicional da fadista compositora participante. O objetivo principal de ambos os Estudos foi buscar compreender o processo criativo dos(as) compositores(as) participantes, e, como e em que medida, os(as) apreciadores(as) da obra musical de cada compositor(a) se relacionaram com o processo criativo de composição musical destes(as) artistas. À construção dos dados do Estudo I, realizou-se: (1) entrevista do tipo depoimento pessoal, e (2) entrevistas semiestruturadas. A identificação e contato com os(as) apreciadores(as) se deu através da imersão do pesquisador em dois ambientes virtuais criados por Zeh Rocha. No Estudo II, à construção dos dados, realizou-se: (1) entrevista do tipo depoimento pessoal; (2) entrevista etnográfica, e (3) entrevistas semiestruturadas. A identificação e contato com estes(as) apreciadores(as) se deu através da imersão do pesquisador no bairro da Mouraria, bairro onde reside a fadista. Este processo de imersão foi realizado através da atividade de flânerie. À análise dos dados, em ambos os Estudos, recorreu-se à proposta metodológica dos Núcleos de Significação. Os resultados dos Estudos sugerem a possibilidade de uma relação indireta dos(as) participante apreciadores(as), tanto no processo de composição da canção de Zeh Rocha (Estudo I) quanto no processo de composição do fado de Fatinha (Estudo II).
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63669
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Psicologia Cognitiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Alex Barbosa Abreu Pinto.pdf4,56 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons