Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63678

Comparte esta pagina

Título : DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: LETRAMENTO E GÊNERO LÍRICO
Autor : Lima, Maria Patrícia Lauriano
Palabras clave : Literatura; EJA; Ensino
Fecha de publicación : 11-abr-2025
Citación : Lima, Maria Patrícia Lauriano de Lima. Desafios e possibilidades do ensino de Literatura na Educação de Jovens e Adultos: letramento e gênero lírico. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - licenciatura em Português)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : Este trabalho realiza o estudo da Educação de Jovens e Adultos de uma escola pública de ensino básico, a fim de investigar como a educação literária é abordada durante as aulas de Língua Portuguesa. A pesquisa revisita a história da EJA 4 no Brasil, analisa os processos de leitura e escrita na modalidade, busca evidenciar os desafios enfrentados pelos estudantes e ao longo do trabalho propõe uma abordagem para o ensino de literatura focada no processo de letramento literário. Fundamentada em autores como Rildo Cosson (2006), Paulo Freire (1996) e Maria Clara de Pierro (2014), Zilberman (2008), Antonio Candido (2004) e Magda Soares (2001), a pesquisa propõe estratégias didáticas que tornem o ensino de literatura mais significativo, promovendo a formação de leitores críticos. A metodologia envolve análise documental, observação de aulas e a sugestão de uma metodologia didática baseada na valorização da literatura, especialmente de poesias e autores regionais. Nesse sentido, a pesquisa busca contribuir para o aprimoramento das práticas pedagógicas na EJA, garantindo um ensino mais inclusivo e eficaz.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63678
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras - Português

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Maria Patrícia Lauriano de Lima.pdf258,9 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons