Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63678

Share on

Title: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: LETRAMENTO E GÊNERO LÍRICO
Authors: Lima, Maria Patrícia Lauriano
Keywords: Literatura; EJA; Ensino
Issue Date: 11-Apr-2025
Citation: Lima, Maria Patrícia Lauriano de Lima. Desafios e possibilidades do ensino de Literatura na Educação de Jovens e Adultos: letramento e gênero lírico. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - licenciatura em Português)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este trabalho realiza o estudo da Educação de Jovens e Adultos de uma escola pública de ensino básico, a fim de investigar como a educação literária é abordada durante as aulas de Língua Portuguesa. A pesquisa revisita a história da EJA 4 no Brasil, analisa os processos de leitura e escrita na modalidade, busca evidenciar os desafios enfrentados pelos estudantes e ao longo do trabalho propõe uma abordagem para o ensino de literatura focada no processo de letramento literário. Fundamentada em autores como Rildo Cosson (2006), Paulo Freire (1996) e Maria Clara de Pierro (2014), Zilberman (2008), Antonio Candido (2004) e Magda Soares (2001), a pesquisa propõe estratégias didáticas que tornem o ensino de literatura mais significativo, promovendo a formação de leitores críticos. A metodologia envolve análise documental, observação de aulas e a sugestão de uma metodologia didática baseada na valorização da literatura, especialmente de poesias e autores regionais. Nesse sentido, a pesquisa busca contribuir para o aprimoramento das práticas pedagógicas na EJA, garantindo um ensino mais inclusivo e eficaz.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63678
Appears in Collections:(TCC) - Letras - Português

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Maria Patrícia Lauriano de Lima.pdf258,9 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons