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Título : Reza, caminho e dança: a encantaria da dança nos terreiros da Jurema Sagrada
Autor : Silva, Simone Maria da
Palabras clave : Jurema Sagrada; Corpo; Espiritualidade; Dança; Cura
Fecha de publicación : 5-may-2025
Citación : SILVA, Simone Maria da. Reza, caminho e dança: a encantaria da dança nos terreiros da Jurema Sagrada. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Dança - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : Sobrevivendo ao tempo, por meio da fé, rituais e transe, a ancestral tecnologia de dança e cura evoluiu de maneira potente se fortalecendo no tempo presente para uma prática religiosa. A Jurema Sagrada é uma religião excedente das práticas indígenas que foram e são atravessadas pela ancestralidade afro-diaspórica e pelo cristianismo. A presente escrita é fruto de uma pesquisa que se inicia no solo sagrado do terreiro ao qual faço parte, este catimbó culmina em um processo criativo que visa fazer o corpo dançar. O termo catimbó, refere-se a uma prática ritualística afro-brasileira que envolve música, dança e elementos espirituais. O trabalho se propõe a explorar como esse processo influencia a expressão corporal e a experimentação artística na dança de terreiro, destacando sua importância cultural e suas possíveis aplicações na performance artística. A autoetnografia é adotada como abordagem metodológica para explorar a relação entre corpo, movimento dançado e fé. A autoetnografia permite uma reflexão pessoal sobre as experiências vividas, oferecendo um espaço para examinar os aspectos transitórios e de fronteira entre diferentes estados ou identidades. Tais reflexões buscam compreender os corpos que manifestam sua fé através de atividades como caminhar, rezar, dançar/girar, tocar, entrar em transe, benzimentos e na oralidade dos cantos. Estes corpos são caracterizados pela ginga das histórias e memórias, especialmente aqueles que consideram a dança como uma parte fundamental de seus processos de cura e de conexão com suas ancestralidades.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63694
Aparece en las colecciones: TCC - Dança

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