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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63702
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | MEDEIROS, Kátia Maria de | - |
dc.contributor.author | FERREIRA, Alessandra da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-10T16:03:29Z | - |
dc.date.available | 2025-06-10T16:03:29Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-21 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Alessandra da Silva. Representações semióticas em problemas de Equação do 1º Grau: averiguando dificuldades de estudantes nas conversões e tratamentos de registros. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63702 | - |
dc.description.abstract | Pesquisas em Didática da Matemática têm mostrado que o(a) professor(a) de Matemática ao propor resoluções de problemas e mais de um registro de representação do mesmo objeto matemático em suas aulas tende a melhorar a aprendizagem dos estudantes. Esta pesquisa visa compreender as estratégias utilizadas por estudantes do 9o ano e as dificuldades apresentadas por eles na resolução de problemas de equação do 1o grau no que diz respeito à conversão e tratamento de registros de representação. Com o aporte da Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval, tivemos o propósito de responder à seguinte questão de pesquisa: Quais dificuldades os estudantes do 9o ano do Ensino Fundamental apresentam ao resolver problemas de equação do 1o grau e as estratégias utilizadas no que diz respeito à conversão e tratamento de registros de representação? Optamos por uma pesquisa qualitativa na qual foi realizada uma análise descritiva e interpretativa. A pesquisa foi desenvolvida com 20 estudantes de uma turma do 9o Ano do Ensino Fundamental, em uma escola da rede pública municipal de Recife-PE. Para a obtenção dos dados, inicialmente conduzimos uma entrevista semiestruturada com os 20 estudantes da turma, com o objetivo de verificar o que os estudantes compreendem sobre resolução de problemas de equação do 1o grau. Mais adiante, foram promovidos três encontros com os participantes, nos quais quatro problemas de equação do 1o grau foram propostos pela pesquisadora durante as aulas de Matemática. Os problemas foram classificados de acordo com os critérios de congruência semântica, de modo que o primeiro problema tem congruência semântica e o último problema tem um alto grau de não congruência semântica. Ao propor os problemas que podem ser escritos como uma equação do 1o grau, temos como objetivo analisar as estratégias dos estudantes e identificar dificuldades apresentadas por eles ao fazer conversões e tratamentos nos problemas de equação do 1o grau. Durante os momentos vivenciados na pesquisa, foram utilizadas notas de campo para registrar situações observadas na entrevista e na resolução dos problemas com os estudantes. Os resultados dessa pesquisa apontaram que os estudantes enfrentaram dificuldades na conversão e tratamento de registros de representação semiótica ao resolver problemas de equações do 1o grau, limitando sua compreensão conceitual. Embora tivessem dificuldades na resolução escrita, os estudantes conseguiram verbalizar suas estratégias, destacando a importância da utilização do discurso oral na resolução de problemas. Além disso, apresentaram dificuldades na resolução de problemas com alto grau de não-congruência semântica. Os estudantes utilizaram estratégias como substituição de valores para testar resoluções e procedimentos aritméticos para evitar a manipulação algébrica. Sugerimos utilizar diversos registros de representação para melhorar a compreensão dos estudantes e ressaltamos que práticas de ensino focadas no tratamento algébrico mecânico podem limitar a compreensão conceitual, sendo necessária uma abordagem mais integrada e dinâmica no ensino. Com base nos resultados, recomendamos, em futuras pesquisas, uma abordagem alternativa, coletando além do discurso escrito, também o discurso oral dos estudantes, com objetivo de analisar a compreensão e a resolução dos problemas dos participantes que não conseguem fazê-la apenas através do discurso escrito. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Didática da Matemática | pt_BR |
dc.subject | Teoria dos Registros de Representações Semióticas | pt_BR |
dc.subject | Resolução de Problemas | pt_BR |
dc.subject | Equação Polinomial do 1o Grau | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental Anos Finais | pt_BR |
dc.title | Representações semióticas em problemas de Equação do 1º Grau : averiguando dificuldades de estudantes nas conversões e tratamentos de registros | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7066951700121784 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9356901445058009 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologica | pt_BR |
dc.description.abstractx | Research in Mathematics Didactics has shown that when Mathematics teachers propose problem-solving activities and multiple representations of the same mathematical object in their lessons, student learning tends to improve. This research aims to understand the strategies used by 9th-grade students and the difficulties they encounter in solving first-degree equation problems, particularly regarding the conversion and treatment of representation registers. Based on Raymond Duval’s Theory of Semiotic Representation Registers, we sought to answer the following research question: What difficulties do 9th-grade students face when solving first- degree equation problems, and what strategies do they use regarding the conversion and treatment of representation registers? We opted for a qualitative study with a descriptive and interpretative analysis. The research was conducted with 20 students from a 9th-grade class in a public municipal school in Recife, Brazil. To collect data, we initially conducted a semi-structured interview with all 20 students to assess their understanding of solving first-degree equation problems. Subsequently, three sessions were held with the participants, during which four first-degree equation problems were presented by the researcher in Mathematics classes. These problems were classified according to semantic congruence criteria, with the first problem having semantic congruence and the last problem having a high degree of semantic non-congruence. By proposing problems that can be written as a first-degree equation, our objective was to analyze students’ strategies and identify their difficulties in performing conversions and treatments in first-degree equation problems. During the research process, field notes were taken to document observations from the interview and students’ problem-solving approaches. The results of this study indicate that students faced difficulties in converting and treating semiotic representation registers when solving first-degree equation problems, which limited their conceptual understanding. Although they struggled with written resolution, students were able to verbalize their strategies, highlighting the importance of oral discourse in problem-solving. Additionally, they experienced greater difficulties when solving problems with a high degree of semantic non-congruence. Students employed strategies such as substituting values to test solutions and using arithmetic procedures to avoid algebraic manipulation. We suggest incorporating multiple representation registers to enhance students’ comprehension and emphasize that teaching practices focused solely on mechanical algebraic procedures can restrict conceptual understanding. Thus, a more integrated and dynamic teaching approach is necessary. Based on the findings, we recommend that future research adopt an alternative approach by collecting not only students' written responses but also their oral discourse, with the goal of analyzing the understanding and problem-solving processes of those who struggle with written explanations alone. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
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DISSERTAÇÃO Alessandra da Silva Ferreira.pdf | 2,92 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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