Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63707

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMEIRA, Leonardo Herszon-
dc.contributor.authorBORGES, Gustavo Henrique Nóbrega-
dc.date.accessioned2025-06-10T16:21:07Z-
dc.date.available2025-06-10T16:21:07Z-
dc.date.issued2025-02-25-
dc.identifier.citationBORGES, Gustavo Henrique Nóbrega. Análise de estratégias de incentivo ao transporte ativo para os planos de mobilidade urbana brasileiros: uma aplicação da técnica Delphi. 2025. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63707-
dc.description.abstractO aumento exacerbado da frota de veículos e uma infraestrutura que não atende adequadamente às necessidades dos centros urbanos brasileiros representam algumas das muitas consequências do processo de urbanização acelerado e desordenado que o Brasil passou ao longo do século XX. No que diz respeito à mobilidade urbana, este cenário atravessado pelo país trouxe consigo diversas as externalidades negativas, como a poluição e os congestionamentos. Este trabalho busca examinar como o transporte ativo, que abrange deslocamentos a pé, de bicicleta e outros meios de propulsão humana, pode ser incorporado como uma solução eficaz e sustentável para os desafios da mobilidade no Brasil, visando a redução dos aspectos prejudiciais decorrentes do transporte individual motorizado. Esses meios além de contribuírem para a sustentabilidade ambiental e a redução de custos em geral, ainda podem oferecer benefícios para a saúde pública. Por meio de uma abordagem baseada na técnica Delphi, um método participativo, especialistas foram consultados a fim de promover a construção de um consenso acerca da ordem de relevância relativa de mais de quarenta estratégias. Estas, por sua vez, foram extraídas de fontes oficiais do Governo Federal do Brasil e constam ou deveriam constar nos Planos de Mobilidade Urbana (PlanMob) dos municípios, que são exigidos pela Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU) para as cidades que possuam mais de 20.000 habitantes. Entre as estratégias discutidas, destacam-se a ampliação da infraestrutura para ciclistas e pedestres, campanhas educacionais para incentivar a mobilidade ativa e revisões em políticas públicas que favoreçam modos não motorizados. Os resultados apontam para uma relevância alta de mais da metade das estratégias analisadas que se somadas àquelas que foram classificadas como sendo de média importância, superam a barreira dos 90% do total das estratégias analisadas, ratificando a significância das diretrizes instituídas pelos materiais oficiais disponibilizados pelos órgãos federais. Recomenda-se que futuras pesquisas envolvam novos conjuntos de atores, analisando os resultados de maneira segregada por grupos, identificando possíveis vieses e atingindo maiores níveis de convergência.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTransporte ativopt_BR
dc.subjectMobilidade urbana sustentávelpt_BR
dc.subjectPlano de mobilidade urbanapt_BR
dc.subjectMétodo Delphipt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.titleAnálise de estratégias de incentivo ao transporte ativo para os planos de mobilidade urbana brasileiros: uma aplicação da técnica Delphipt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5112103950797040pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9191737269930161pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia Civilpt_BR
dc.description.abstractxThe fast and unplanned urbanization that Brazil experienced throughout the 20th century has led to a sharp increase in the number of vehicles and an infrastructure that fails to adequately support the needs of its urban centers. In terms of urban mobility, this scenario has brought several negative consequences, including pollution and traffic congestion. This research explores how active travel, which includes walking, cycling, and other human-powered modes, can serve as an effective and sustainable solution to Brazil's mobility challenges by mitigating the adverse effects of motorized individual transport. These modes not only promote environmental sustainability and cost savings but also offer significant benefits for public health. Through a participatory approach (the Delphi method), experts were consulted to establish a consensus on the relative relevance of over forty measures. These strategies were collected from official documents issued by the Brazilian Federal Government and are included, or should be included, in Sustainable Urban Mobility Plans (SUMPs), which are mandatory for cities who have populations over 20,000, according to National Urban Mobility Policy (PNMU). Among the key measures, expansion of infrastructure for pedestrians and cyclists, educational campaigns to encourage active mobility, and revisions to public policies to prioritize non-motorized modes of transportation can be highlighted. This analysis found that more than half of the measures were rated as highly relevant, and when combined with those considered moderately relevant, they reach over 90% of the total evaluated measures, which emphasizes the importance of the guidelines provided by federal agencies. Future studies should look at other stakeholders, analyze results by separating participants into distinct categories to detect potential biases, and seek greater consensus levels.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Gustavo Henrique Nóbrega Borges.pdf1,58 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons