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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63707
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Title: | Análise de estratégias de incentivo ao transporte ativo para os planos de mobilidade urbana brasileiros: uma aplicação da técnica Delphi |
Authors: | BORGES, Gustavo Henrique Nóbrega |
Keywords: | Transporte ativo; Mobilidade urbana sustentável; Plano de mobilidade urbana; Método Delphi; Políticas públicas |
Issue Date: | 25-Feb-2025 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | BORGES, Gustavo Henrique Nóbrega. Análise de estratégias de incentivo ao transporte ativo para os planos de mobilidade urbana brasileiros: uma aplicação da técnica Delphi. 2025. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | O aumento exacerbado da frota de veículos e uma infraestrutura que não atende adequadamente às necessidades dos centros urbanos brasileiros representam algumas das muitas consequências do processo de urbanização acelerado e desordenado que o Brasil passou ao longo do século XX. No que diz respeito à mobilidade urbana, este cenário atravessado pelo país trouxe consigo diversas as externalidades negativas, como a poluição e os congestionamentos. Este trabalho busca examinar como o transporte ativo, que abrange deslocamentos a pé, de bicicleta e outros meios de propulsão humana, pode ser incorporado como uma solução eficaz e sustentável para os desafios da mobilidade no Brasil, visando a redução dos aspectos prejudiciais decorrentes do transporte individual motorizado. Esses meios além de contribuírem para a sustentabilidade ambiental e a redução de custos em geral, ainda podem oferecer benefícios para a saúde pública. Por meio de uma abordagem baseada na técnica Delphi, um método participativo, especialistas foram consultados a fim de promover a construção de um consenso acerca da ordem de relevância relativa de mais de quarenta estratégias. Estas, por sua vez, foram extraídas de fontes oficiais do Governo Federal do Brasil e constam ou deveriam constar nos Planos de Mobilidade Urbana (PlanMob) dos municípios, que são exigidos pela Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU) para as cidades que possuam mais de 20.000 habitantes. Entre as estratégias discutidas, destacam-se a ampliação da infraestrutura para ciclistas e pedestres, campanhas educacionais para incentivar a mobilidade ativa e revisões em políticas públicas que favoreçam modos não motorizados. Os resultados apontam para uma relevância alta de mais da metade das estratégias analisadas que se somadas àquelas que foram classificadas como sendo de média importância, superam a barreira dos 90% do total das estratégias analisadas, ratificando a significância das diretrizes instituídas pelos materiais oficiais disponibilizados pelos órgãos federais. Recomenda-se que futuras pesquisas envolvam novos conjuntos de atores, analisando os resultados de maneira segregada por grupos, identificando possíveis vieses e atingindo maiores níveis de convergência. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63707 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil |
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