Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63754
Compartilhe esta página
Título: | Possíveis impactos educacionais e psicossociais da exposição de crianças com altas habilidades/superdotação no instagram |
Autor(es): | FREITAS, Larissa Lima de |
Palavras-chave: | Altas Habilidades/Superdotação; Exposição Infantil; Instagram |
Data do documento: | 28-Mar-2025 |
Citação: | FREITAS, Larissa. Possíveis Impactos Educacionais e Psicossociais da Exposição de Crianças com Altas Habilidades/Superdotação no Instagram. 2025. Trabalho de Conslusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | O estudo buscou analisar, a partir de uma análise documental, se os comentários na rede social Instagram poderiam influenciar as experiências de crianças com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) no ambiente escolar, além de refletir sobre as implicações em sua performance estudantil. Como eixos centrais de análise, adotaram-se cinco categorias emergentes a partir do corpus pesquisado: (I) Percepção social das Altas Habilidades/Superdotação; (II) Efeitos psicossociais da visibilidade; (III) Mediação familiar e exposição digital; (IV) Desafios educacionais; e (V) Analogias socioculturais ou estereótipos. A metodologia escolhida foi qualitativa, empregando análise de conteúdo para examinar os comentários analisados. Assim, constatou-se que as interações nas mídias sociais podem reforçar estereótipos nocivos ou fomentar apoio e reconhecimento das habilidades de crianças com AH/SD. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63754 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Larissa_Pedagogia.pdf | 406,77 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons