Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63754
Comparte esta pagina
Título : | Possíveis impactos educacionais e psicossociais da exposição de crianças com altas habilidades/superdotação no instagram |
Autor : | FREITAS, Larissa Lima de |
Palabras clave : | Altas Habilidades/Superdotação; Exposição Infantil; Instagram |
Fecha de publicación : | 28-mar-2025 |
Citación : | FREITAS, Larissa. Possíveis Impactos Educacionais e Psicossociais da Exposição de Crianças com Altas Habilidades/Superdotação no Instagram. 2025. Trabalho de Conslusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Resumen : | O estudo buscou analisar, a partir de uma análise documental, se os comentários na rede social Instagram poderiam influenciar as experiências de crianças com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) no ambiente escolar, além de refletir sobre as implicações em sua performance estudantil. Como eixos centrais de análise, adotaram-se cinco categorias emergentes a partir do corpus pesquisado: (I) Percepção social das Altas Habilidades/Superdotação; (II) Efeitos psicossociais da visibilidade; (III) Mediação familiar e exposição digital; (IV) Desafios educacionais; e (V) Analogias socioculturais ou estereótipos. A metodologia escolhida foi qualitativa, empregando análise de conteúdo para examinar os comentários analisados. Assim, constatou-se que as interações nas mídias sociais podem reforçar estereótipos nocivos ou fomentar apoio e reconhecimento das habilidades de crianças com AH/SD. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63754 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Larissa_Pedagogia.pdf | 406,77 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons