Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63801

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMarques, Roberta Ramos-
dc.contributor.authorSilva Júnior, Jonas Alves da-
dc.date.accessioned2025-06-13T16:32:27Z-
dc.date.available2025-06-13T16:32:27Z-
dc.date.issued2022-11-07-
dc.date.submitted2025-06-12-
dc.identifier.citationSILVA JUNIOR, Jonas Alves da. A membrana corpo entre a dança, o vídeo, a música e o som na produção artística da Cia. Etc. 2025. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Dança) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63801-
dc.description.abstractO presente artigo origina-se de uma pesquisa de conclusão de curso em Dança pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e consiste em um estudo de caso da Cia. Etc.. Procuramos entender quais caminhos levam à construção de suas poéticas e seus processos de criação a partir dos recursos audiovisuais e das possibilidades expressivas da dança, trazendo como recorte, em especial, a relação específica que essa companhia estabelece entre a dança, o vídeo, a música e o som. A indissociabilidade entre esses elementos para a Etc. tem feito com que ela venha se interessando por pesquisas relacionadas às interseções entre eles, e como eles fazem do processo perceptivo de criar dança; e a promover produções híbridas entre a videodança e o videoclipe. Isso explica, ainda, o interesse da Etc. por propor projetos de investigação e produção do que nomeou de audiodanças. Em especial, daremos uma maior atenção em como a criação sonora é construída pela Companhia Etc. na videodança Fenda (2019); na audiodança Virando Mar (2015); e na videodança/videoclipe Queda (2020). A pesquisa que originou este artigo englobou revisão bibliográfica; realização de entrevista com o diretor da Cia. Etc.; e análise de videodança, videodança/videoclipe e audiodança, com reflexões acerca dos processos de criação desta companhia e seus interesses transdisciplinares. Identificando elementos expressivos para a criação em dança, na interseção com o vídeo, a música e o som, apresentamos como, através da trajetória da Cia. Etc. e da análise de uma pequena amostra de seus trabalhos, podemos verificar que na poética operada por esta companhia, a instância dramatúrgica que diz respeito à sonorização e às trilhas sonoras, move a criação da companhia e ganha um papel de extrema relevância, entendendo as relações entre dança, vídeo, música e som de forma indissociável.pt_BR
dc.format.extent13 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectVideodançapt_BR
dc.subjectVideoclipept_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectSompt_BR
dc.titleA membrana corpo entre a dança, o vídeo, a música e o som na produção artística da Cia Etc.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6155669829249260pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4616139892651946pt_BR
dc.description.abstractxThis article originates from a course conclusion research in Dance at the Federal University of Pernambuco (UFPE) and consists of a case study of Cia. Etc. We seek to understand which paths lead to the construction of their poetics and their creation processes from audiovisual resources and the expressive possibilities of dance, bringing as a cut, in particular, the specific relationship that this company establishes between dance, video, music, and sound. The inseparability of these elements for Etc. it has made her interested in research related to the intersections between them, and how they make the perceptual process of creating dance, and to promote hybrid productions between video dance and music video. This also explains the interest of Etc. for proposing research projects and production of what he called audiodance. In particular, we will pay more attention to how sound creation is built by Companhia Etc. in the video dance Fenda (2019); in the audiodance Virando Mar (2015); and in the video dance/video clip Queda (2020). The research that originated this article included a literature review; a realization of an interview with the director of the Cia. Etc.; and analysis of video dance, video dance/video clip, and audiodance, with reflections on the creation processes of this company and its transdisciplinary interests. Identifying expressive elements for creation in dance, at the intersection with video, music, and sound, we present how through the trajectory of Cia. Etc. and from the analysis of a small sample of their works, we can verify that in the poetics operated by this company, the dramaturgical instance that concerns the sound and soundtracks, moves the creation of the company and takes on an extremely relevant role, understanding the relationships between dance, video, music, and sound in an inseparable way.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DA) - Departamento de Artespt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Dança – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Dança

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Jonas Alves da Silva Junior.pdf424,27 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons