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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63808

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dc.contributor.advisorSILVA, Edson Hely-
dc.contributor.authorSILVA, Ígor Amarante da-
dc.date.accessioned2025-06-16T12:09:10Z-
dc.date.available2025-06-16T12:09:10Z-
dc.date.issued2025-02-20-
dc.identifier.citationSILVA, Ígor Amarante da. Indígenas em contextos urbanos e o ensino da temática indígena em história na rede pública municipal de ensino no Cabo de Santo Agostinho/PE. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63808-
dc.description.abstractEste estudo buscou analisar como a temática indígena é abordada no ensino de História da rede pública municipal do Cabo de Santo Agostinho-PE, a partir da Lei no 11.645/2008 e o Parecer CNE 14/2015, e como dialoga com as identidades indígenas em contextos urbanos. Especificamente, objetivamos: analisar instrumentos orientadores do ensino de História referentes às relações étnico-raciais no município; discutir o racismo, preconceitos e as discriminações contra os povos indígenas na História do Brasil; analisar a presença indígena no Cabo de Santo Agostinho na atualidade; elaborar um material didático com a temática indígena para o ensino de História. Os objetivos foram pensados buscando responder a pergunta como os indígenas, sobretudo em contextos urbanos, são representados no ensino de História na rede pública municipal no Cabo de Santo Agostinho-PE. Para isso, analisamos materiais didáticos sobre a história do município utilizados na atualidade no ensino, documentos estruturando e orientando o ensino de História na rede pública municipal e o censo escolar da referida rede. Realizamos, também, entrevistas e diálogos com professores/as de História, gestores/as, coordenadores/as e responsáveis por indígenas estudantes matriculados/as na rede pública municipal de ensino no Cabo de Santo Agostinho. Além disso, elaboramos um material didático sugerindo abordagens para o ensino da temática indígena nos anos finais do Ensino Fundamental a partir de atividades baseadas em documentos históricos, legislações, vídeos, textos, entre outros, discutindo a referida temática nos diferentes períodos históricos na História do Brasil, evidenciando os protagonismos das populações nativas no passado e no presente.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectIndígenas em contextos urbanospt_BR
dc.subjectCabo de Santo Agostinho-PEpt_BR
dc.titleIndígenas em contextos urbanos e o ensino da temática indígena em história na rede pública municipal de ensino no Cabo de Santo Agostinho/PEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4665900875426938pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9552532754817586pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (PROFHISTÓRIA)pt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to analyze how indigenous themes are addressed in the teaching of History in the municipal public school system of Cabo de Santo Agostinho-PE, based on Law No. 11.645/2008 and Opinion CNE 14/2015, and how they interact with indigenous identities in urban contexts. Specifically, we aimed to: analyze instruments guiding the teaching of History regarding ethnic-racial relations in the municipality; discuss racism, prejudice and discrimination against indigenous peoples in the History of Brazil; analyze the indigenous presence in Cabo de Santo Agostinho today; develop teaching materials with indigenous themes for teaching History. The objectives were designed to answer the question how indigenous people, especially in urban contexts, are represented in the teaching of History in the municipal public school system in Cabo de Santo Agostinho-PE. To this end, we analyzed teaching materials on the history of the municipality currently used in teaching, documents structuring and guiding the teaching of History in the municipal public school system and the school census of the aforementioned network. We also conducted interviews and dialogues with history teachers, administrators, coordinators and those responsible for indigenous students enrolled in the municipal public school system in Cabo de Santo Agostinho. In addition, we developed teaching material suggesting approaches for teaching indigenous issues in the final years of Elementary School based on activities based on historical documents, legislation, videos, texts, among others, discussing the aforementioned issue in different historical periods in the History of Brazil, highlighting the leading roles of native populations in the past and present.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

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