Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63808
Comparte esta pagina
Título : | Indígenas em contextos urbanos e o ensino da temática indígena em história na rede pública municipal de ensino no Cabo de Santo Agostinho/PE |
Autor : | SILVA, Ígor Amarante da |
Palabras clave : | Ensino de História; Indígenas em contextos urbanos; Cabo de Santo Agostinho-PE |
Fecha de publicación : | 20-feb-2025 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | SILVA, Ígor Amarante da. Indígenas em contextos urbanos e o ensino da temática indígena em história na rede pública municipal de ensino no Cabo de Santo Agostinho/PE. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Resumen : | Este estudo buscou analisar como a temática indígena é abordada no ensino de História da rede pública municipal do Cabo de Santo Agostinho-PE, a partir da Lei no 11.645/2008 e o Parecer CNE 14/2015, e como dialoga com as identidades indígenas em contextos urbanos. Especificamente, objetivamos: analisar instrumentos orientadores do ensino de História referentes às relações étnico-raciais no município; discutir o racismo, preconceitos e as discriminações contra os povos indígenas na História do Brasil; analisar a presença indígena no Cabo de Santo Agostinho na atualidade; elaborar um material didático com a temática indígena para o ensino de História. Os objetivos foram pensados buscando responder a pergunta como os indígenas, sobretudo em contextos urbanos, são representados no ensino de História na rede pública municipal no Cabo de Santo Agostinho-PE. Para isso, analisamos materiais didáticos sobre a história do município utilizados na atualidade no ensino, documentos estruturando e orientando o ensino de História na rede pública municipal e o censo escolar da referida rede. Realizamos, também, entrevistas e diálogos com professores/as de História, gestores/as, coordenadores/as e responsáveis por indígenas estudantes matriculados/as na rede pública municipal de ensino no Cabo de Santo Agostinho. Além disso, elaboramos um material didático sugerindo abordagens para o ensino da temática indígena nos anos finais do Ensino Fundamental a partir de atividades baseadas em documentos históricos, legislações, vídeos, textos, entre outros, discutindo a referida temática nos diferentes períodos históricos na História do Brasil, evidenciando os protagonismos das populações nativas no passado e no presente. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63808 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Ígor Amarante da Silva.pdf | 10,81 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons