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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63809

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Paulo Julião da-
dc.contributor.authorARAUJO, Jucivan de-
dc.date.accessioned2025-06-16T12:28:51Z-
dc.date.available2025-06-16T12:28:51Z-
dc.date.issued2025-02-21-
dc.identifier.citationARAÚJO, Jucivan de. "Eu sou da Paraíba, é meu esse lugar" - História: currículo, ensino e prática docente no 4º e 5º ano no município de Itaporanga - PB. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63809-
dc.description.abstractEste trabalho investiga a complexidade do currículo escolar e do ensino de história com enfoque na realidade do estado da Paraíba, Brasil, contextualizando a sua evolução desde abordagens tecnicistas, até as teorias pós-críticas que valorizam a diversidade cultural e social. O currículo é entendido como uma construção cultural, social e política que reflete relações de poder e interesses dominantes, não se limitando apenas a conteúdos a serem ensinados. A justificativa reside na necessidade de compreender como as políticas educacionais, a exemplo da BNCC, moldam o currículo e o ensino, e como a história local pode ser utilizada para promover o engajamento dos alunos e a construção das identidades. A pesquisa também aborda a importância da formação de professores e a relação entre o saber científico e o escolar. A metodologia adotada envolveu a análise documental como a BNCC e a Proposta Curricular do Estado da Paraíba bem como a revisão bibliográfica de obras sobre currículo, ensino de história e formação de professores. Adicionalmente, foi realizada uma pesquisa de campo, com aplicação de questionários a professores do ensino fundamental do município de Itaporanga, especificamente do 4o e 5o ano, com o objetivo de analisar as suas práticas e dificuldades no ensino da história da Paraíba. O ensino da história da Paraíba enfrenta a escassez de materiais didáticos e a falta de formação específica de alguns professores. A aplicação de sequências didáticas é apresentada como uma estratégia para melhorar o ensino da história regional e local, permitindo uma abordagem estruturada e contextualizada do conteúdo e onde os alunos conseguem estabelecer uma conexão mais pessoal e significativa com o material, aumentando o engajamento e a motivação. A pesquisa destaca a importância da formação continuada para o ensino de História da Paraíba, a carência de materiais didáticos adequados e o desinteresse dos alunos como principais desafios enfrentados pelos professores.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectHistória da Paraíbapt_BR
dc.subjectItaporangapt_BR
dc.title"Eu sou da Paraíba, é meu esse lugar" - História : currículo, ensino e prática docente no 4º e 5º ano no município de Itaporanga - PBpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7853391028048369pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5895962434614480pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (PROFHISTÓRIA)pt_BR
dc.description.abstractxThis study investigates the complexity of the school curriculum and history teaching, with a focus on the reality of Paraíba, Brazil, contextualizing its evolution from technical approaches to post-critical theories that value cultural and social diversity. The justification lies in the need to understand how educational policies, such as the BNCC (National Common Curricular Base), shape the curriculum and teaching, and how local history can be used to promote student engagement and the construction of their identity. The research also addresses the importance of teacher training and the relationship between scientific and school knowledge. The methodology involved document analysis of curricular proposals, such as the BNCC and the Curricular Proposal of the State of Paraíba, as well as a literature review on curriculum, history teaching, and teacher training. Additionally, a field research was conducted, applying questionnaires to elementary school teachers from the municipality of Itaporanga, specifically from the 4th and 5th grades, aiming to analyze their practices and challenges in teaching the history of Paraíba. The teaching of the history of Paraíba faces a lack of teaching materials and the absence of specific teacher training. The use of didactic sequences is presented as a strategy to improve the teaching of regional and local history. In this sense, it is hoped that this study will contribute to discussions related to the teaching of Local History, more specifically from Paraíba and the municipality of Itaporanga.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

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