Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63827

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMACHADO, Laêda Bezerra-
dc.contributor.authorFRANÇA, Ana Laura Guedes Silva-
dc.date.accessioned2025-06-17T17:35:29Z-
dc.date.available2025-06-17T17:35:29Z-
dc.date.issued2025-02-21-
dc.date.submitted2025-06-17-
dc.identifier.citationFRANÇA, Ana Laura Guedes Silva. Grêmios estudantis em escolas técnicas: potencialidades para desenvolvimento do protagonismo juvenil. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63827-
dc.description.abstractEsta pesquisa investigou a construção e atuação de grêmios estudantis em Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) de ensino médio em Recife, com o objetivo de analisar como esses espaços favorecem o protagonismo juvenil. De abordagem qualitativa, a investigação ocorreu em duas etapas: levantamento junto às Gerencias Regionais de Educação (GREs) e estudo de campo em três ETEs, com participação de 55 sujeitos (gestores, professores e estudantes). As entrevistas foram analisadas por categorias temáticas que revelaram funções, aprendizados, desafios e percepções sobre os grêmios. Os gestores valorizam essas instâncias como canais de formação cidadã, apesar de reconhecerem dificuldades como sobrecarga e desconhecimento. Os estudantes gremistas destacam mediação com a gestão, liderança e desenvolvimento pessoal. Já os não gremistas apresentam envolvimento mais distante. Os professores reconhecem seu papel democrático, mas apontam limitações. Conclui-se que os grêmios possuem forte potencial para promover o protagonismo juvenil, mas carecem de apoio institucional e políticas públicas para consolidar sua atuação.pt_BR
dc.format.extent27p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectGrêmio Estudantilpt_BR
dc.subjectProtagonismo Juvenilpt_BR
dc.subjectAtores escolarespt_BR
dc.titleGrêmios estudantis em escolas técnicas: potencialidades para desenvolvimento do protagonismo juvenilpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7825629633363285pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6311786387582869pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::NÃO SE APLICApt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8945-2182pt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC ANA LAURA GUEDES SILVA FRANÇA.pdf690,41 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons