Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63827
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MACHADO, Laêda Bezerra | - |
dc.contributor.author | FRANÇA, Ana Laura Guedes Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-17T17:35:29Z | - |
dc.date.available | 2025-06-17T17:35:29Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-21 | - |
dc.date.submitted | 2025-06-17 | - |
dc.identifier.citation | FRANÇA, Ana Laura Guedes Silva. Grêmios estudantis em escolas técnicas: potencialidades para desenvolvimento do protagonismo juvenil. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63827 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa investigou a construção e atuação de grêmios estudantis em Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) de ensino médio em Recife, com o objetivo de analisar como esses espaços favorecem o protagonismo juvenil. De abordagem qualitativa, a investigação ocorreu em duas etapas: levantamento junto às Gerencias Regionais de Educação (GREs) e estudo de campo em três ETEs, com participação de 55 sujeitos (gestores, professores e estudantes). As entrevistas foram analisadas por categorias temáticas que revelaram funções, aprendizados, desafios e percepções sobre os grêmios. Os gestores valorizam essas instâncias como canais de formação cidadã, apesar de reconhecerem dificuldades como sobrecarga e desconhecimento. Os estudantes gremistas destacam mediação com a gestão, liderança e desenvolvimento pessoal. Já os não gremistas apresentam envolvimento mais distante. Os professores reconhecem seu papel democrático, mas apontam limitações. Conclui-se que os grêmios possuem forte potencial para promover o protagonismo juvenil, mas carecem de apoio institucional e políticas públicas para consolidar sua atuação. | pt_BR |
dc.format.extent | 27p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Grêmio Estudantil | pt_BR |
dc.subject | Protagonismo Juvenil | pt_BR |
dc.subject | Atores escolares | pt_BR |
dc.title | Grêmios estudantis em escolas técnicas: potencialidades para desenvolvimento do protagonismo juvenil | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7825629633363285 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6311786387582869 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::NÃO SE APLICA | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-8945-2182 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC ANA LAURA GUEDES SILVA FRANÇA.pdf | 690,41 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons