Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63827

Compartilhe esta página

Título: Grêmios estudantis em escolas técnicas: potencialidades para desenvolvimento do protagonismo juvenil
Autor(es): FRANÇA, Ana Laura Guedes Silva
Palavras-chave: Grêmio Estudantil; Protagonismo Juvenil; Atores escolares
Data do documento: 21-Fev-2025
Citação: FRANÇA, Ana Laura Guedes Silva. Grêmios estudantis em escolas técnicas: potencialidades para desenvolvimento do protagonismo juvenil. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Esta pesquisa investigou a construção e atuação de grêmios estudantis em Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) de ensino médio em Recife, com o objetivo de analisar como esses espaços favorecem o protagonismo juvenil. De abordagem qualitativa, a investigação ocorreu em duas etapas: levantamento junto às Gerencias Regionais de Educação (GREs) e estudo de campo em três ETEs, com participação de 55 sujeitos (gestores, professores e estudantes). As entrevistas foram analisadas por categorias temáticas que revelaram funções, aprendizados, desafios e percepções sobre os grêmios. Os gestores valorizam essas instâncias como canais de formação cidadã, apesar de reconhecerem dificuldades como sobrecarga e desconhecimento. Os estudantes gremistas destacam mediação com a gestão, liderança e desenvolvimento pessoal. Já os não gremistas apresentam envolvimento mais distante. Os professores reconhecem seu papel democrático, mas apontam limitações. Conclui-se que os grêmios possuem forte potencial para promover o protagonismo juvenil, mas carecem de apoio institucional e políticas públicas para consolidar sua atuação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63827
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC ANA LAURA GUEDES SILVA FRANÇA.pdf690,41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons