Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63869

Share on

Title: Consumo, logo publico: espaços instagramáveis e efeito Disney na sociedade em rede
Authors: FRANCISCO, Iara Rayane de Lima
Keywords: Espaços instagramáveis; Efeito Disney; Redes sociais digitais; Consumo simbólico; Experiência do cliente
Issue Date: 25-Feb-2025
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: FRANCISCO, Iara Rayane de Lima. Consumo, logo publico: espaços instagramáveis e efeito Disney na sociedade em rede. 2025. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Na sociedade contemporânea espetacularizada, em que as relações sociais são mediadas pelas imagens e pelo consumo de mídias instantâneas, esta pesquisa tem como objetivo investigar a influência da aplicação de espaços instagramáveis, como estratégia do Efeito Disney de encantamento, na experiência do consumidor 5.0, conectado às redes sociais digitais. Buscamos compreender o impacto desses ambientes nas formas de atração dos consumidores, bem como a influência que exercem sobre as decisões de consumo. Para tanto, acionamos conceitos como Marketing 5.0 e encantamento do cliente, além do consumo material e do consumo simbólico, para investigar o despertar do pensamento mágico nos consumidores e sua inserção na sociedade dos sonhos. Partimos da hipótese de que, neste contexto de sociedade em rede, o consumo de base simbólica, ou seja, ter a experiência do lugar para fotografar e satisfazer necessidades subjetivas adquire mais valor do que o próprio consumo material. Pressupomos que os ambientes instagramáveis são importantes ativos para atrair consumidores, mas essa relação de encantamento com a condição simbólica do consumo não deve se sobrepor à dimensão material, a qual se apresenta, também, como bastante importante, conforme identificado. Este estudo tem abordagem qualitativa e fez uso das técnicas de pesquisa bibliográfica, pesquisa na internet, entrevista em profundidade e análise de conteúdo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63869
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Comunicação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Iara Rayane de Lima Francisco.PDF
  Embargoed Item Until 2026-06-11
1,17 MBAdobe PDFView/Open    Item embargoed


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons