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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63888
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | KLIMSA, Severina Batista de Farias | - |
dc.contributor.author | SILVA, Rodrigo Francisco da | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-18T21:17:46Z | - |
dc.date.available | 2025-06-18T21:17:46Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-23 | - |
dc.date.submitted | 2025-06-17 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Rodrigo Francisco da. Proposta de jogos virtuais para o ensino de História para salas bilíngues de surdos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63888 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho busca abordar uma proposta pedagógica inovadora para o ensino de História em turmas bilíngues, nas quais a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a primeira língua e o português escrito é a segunda. A pesquisa parte do problema da tradicional abordagem expositiva nas aulas de história, que frequentemente não promove a adequada apropriação de conceitos históricos pelos alunos surdos, especialmente em termos de engajamento e compreensão. Diante disso, propõe-se o uso de jogos virtuais como uma ferramenta educacional interativa, com a premissa de que eles proporcionam um ambiente mais atrativo e dinâmico para os alunos surdos. Esses jogos, quando bem estruturados e aplicados, têm o potencial de não apenas facilitar a participação ativa dos estudantes, mas também desenvolver habilidades cognitivas essenciais, como a resolução de problemas, o pensamento crítico e o trabalho em equipe. O uso de jogos digitais em salas bilíngues vai além da simples tradução de conteúdos, integrando a Libras e o português de forma que ambos os idiomas sejam valorizados no processo de ensino-aprendizagem. O estudo, portanto, explora como essa ferramenta tecnológica pode ser uma alternativa para superar as barreiras de comunicação e compreensão presentes nas metodologias tradicionais, oferecendo aos estudantes surdos uma oportunidade de aprender história de forma mais significativa e contextualizada. | pt_BR |
dc.format.extent | 19p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Kahoot | pt_BR |
dc.subject | Libras | pt_BR |
dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
dc.subject | Jogos digitais | pt_BR |
dc.title | Proposta de jogos virtuais para o ensino de História para salas bilíngues de surdos | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9660758465511645 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This paper seeks to address an innovative pedagogical proposal for teaching History in bilingual classes, in which Brazilian Sign Language (Libras) is the first language and written Portuguese is the second. The research starts from the problem of the traditional expository approach in history classes, which often does not promote the adequate appropriation of historical concepts by deaf students, especially in terms of engagement and comprehension. In view of this, the use of virtual games as an interactive educational tool is proposed, with the premise that they provide a more attractive and dynamic environment for deaf students. These games, when well structured and applied, have the potential to not only facilitate active student participation, but also develop essential cognitive skills, such as problem solving, critical thinking and teamwork. The use of digital games in bilingual classrooms goes beyond the simple translation of content, integrating Libras and Portuguese in a way that both languages are valued in the teaching-learning process. The study, therefore, explores how this technological tool can be an alternative to overcome the communication and understanding barriers present in traditional methodologies, offering deaf students an opportunity to learn history in a more meaningful and contextualized way. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::História | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DH) - Departamento de História | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de História | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - História (Licenciatura) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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