Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63888

Comparte esta pagina

Título : Proposta de jogos virtuais para o ensino de História para salas bilíngues de surdos
Autor : SILVA, Rodrigo Francisco da
Palabras clave : Aprendizagem; Kahoot; Libras; Ensino de história; Jogos digitais
Fecha de publicación : 23-oct-2024
Citación : SILVA, Rodrigo Francisco da. Proposta de jogos virtuais para o ensino de História para salas bilíngues de surdos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : Este trabalho busca abordar uma proposta pedagógica inovadora para o ensino de História em turmas bilíngues, nas quais a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a primeira língua e o português escrito é a segunda. A pesquisa parte do problema da tradicional abordagem expositiva nas aulas de história, que frequentemente não promove a adequada apropriação de conceitos históricos pelos alunos surdos, especialmente em termos de engajamento e compreensão. Diante disso, propõe-se o uso de jogos virtuais como uma ferramenta educacional interativa, com a premissa de que eles proporcionam um ambiente mais atrativo e dinâmico para os alunos surdos. Esses jogos, quando bem estruturados e aplicados, têm o potencial de não apenas facilitar a participação ativa dos estudantes, mas também desenvolver habilidades cognitivas essenciais, como a resolução de problemas, o pensamento crítico e o trabalho em equipe. O uso de jogos digitais em salas bilíngues vai além da simples tradução de conteúdos, integrando a Libras e o português de forma que ambos os idiomas sejam valorizados no processo de ensino-aprendizagem. O estudo, portanto, explora como essa ferramenta tecnológica pode ser uma alternativa para superar as barreiras de comunicação e compreensão presentes nas metodologias tradicionais, oferecendo aos estudantes surdos uma oportunidade de aprender história de forma mais significativa e contextualizada.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63888
Aparece en las colecciones: (TCC) - História (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Rodrigo Francisco da Silva.pdf831,48 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons