Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63889

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Kleber andrade da-
dc.contributor.authorSILVA, Deyse Laís da-
dc.date.accessioned2025-06-19T23:35:34Z-
dc.date.available2025-06-19T23:35:34Z-
dc.date.issued2025-03-28-
dc.date.submitted2025-06-19-
dc.identifier.citationSILVA, Deyse Laís. Educação em botânica: proposta de material didático tridimensional para o ensino da anatomia foliar. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63889-
dc.description.abstractA anatomia vegetal é um dos componentes essenciais presentes no currículo de biologia no ensino médio, por isso deve ser passado aos estudantes de forma clara com a utilização de recursos que facilitem o ensino-aprendizagem. Os modelos didáticos surgem como facilitadores, e por isso o presente trabalho teve por objetivo construir um modelo tridimensional da anatomia da folha dentro de uma caixa, com o diferencial de componentes que vão além da mera visualização das estruturas, pois trazem cartões conteudistas e etiquetas para haver associação direta das estruturas com suas respectivas funções e características morfológicas presentes nos cards. Apresentaram-se no modelo todos os tecidos pertencentes aos sistemas dérmico, fundamental e vascular, além dos apêndices epidérmicos, como os tricomas, e de células especializadas, como os estômatos. A confecção do modelo foi realizada dentro de uma caixa de sapato, de modo que ao ser aberta permite a visualização em três dimensões da anatomia foliar e, ao ser fechada, garante a proteção do material após o uso. Para facilitar a compreensão dos estudantes sobre a localização da região da folha que originou o modelo, foi confeccionada uma folha ampliada para demonstrar todos os cortes necessários para obtenção da amostra anatômica. O modelo seguiu padrões anatômicos que ocorrem em eudicotiledôneas, com epiderme uniestratificada e mesofilo isobilateral, escolha essa que visa representar a diversidade estrutural das folhas e suas adaptações a ambientes com alta luminosidade, a fim de ampliar a compreensão dos estudantes sobre a relação entre a anatomia e a fisiologia vegetal. Foram utilizados materiais de baixo custo e fácil manuseio para demonstrar que é possível usar da criatividade com poucos recursos para tornar uma aula interativa, didática e ativa.pt_BR
dc.format.extent34p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectModelos tridimensionaispt_BR
dc.subjectMateriais didáticos inovadorespt_BR
dc.subjectEnsino de botânicapt_BR
dc.titleEducação em botânica: proposta de material didático tridimensional para o ensino da anatomia foliarpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/5765164871140564pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5109781946211471pt_BR
dc.description.abstractxPlant anatomy is one of the essential components of the high school biology curriculum, and therefore it must be clearly taught to students using resources that facilitate teaching and learning. Didactic models are used as facilitators, and this is why the present study aimed to build a three-dimensional model of leaf anatomy inside a box, with the difference of components that go beyond the mere visualization of structures, as they include content cards and labels to directly associate the structures with their respective functions and morphological characteristics present on the cards. The model presents all the tissues belonging to the dermal, fundamental and vascular systems, in addition to epidermal appendages, such as trichomes, and specialized cells, such as stomata. The model was made inside a shoe box, so that when opened it allows a three-dimensional visualization of leaf anatomy and, when closed, guarantees the protection of the material after use. To facilitate students' understanding of the location of the region of the leaf that originated the model, an enlarged leaf was made to demonstrate all the cuts necessary to obtain the anatomical sample. The model followed anatomical patterns that occur in eudicotyledons, with a unistratified epidermis and isobilateral mesophyll. This choice aims to represent the structural diversity of leaves and their adaptations to environments with high luminosity, in order to broaden students' understanding of the relationship between plant anatomy and physiology. Low-cost and easy-to-handle materials were used to demonstrate that it is possible to use creativity with few resources to make a class interactive, didactic and active.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0003-1968-430Xpt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- DEYSE LAÍS DA SILVA.pdf
  Item embargado até 2026-06-20
8,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons