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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63889

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Título: Educação em botânica: proposta de material didático tridimensional para o ensino da anatomia foliar
Autor(es): SILVA, Deyse Laís da
Palavras-chave: Ensino de ciências; Modelos tridimensionais; Materiais didáticos inovadores; Ensino de botânica
Data do documento: 28-Mar-2025
Citação: SILVA, Deyse Laís. Educação em botânica: proposta de material didático tridimensional para o ensino da anatomia foliar. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.
Abstract: A anatomia vegetal é um dos componentes essenciais presentes no currículo de biologia no ensino médio, por isso deve ser passado aos estudantes de forma clara com a utilização de recursos que facilitem o ensino-aprendizagem. Os modelos didáticos surgem como facilitadores, e por isso o presente trabalho teve por objetivo construir um modelo tridimensional da anatomia da folha dentro de uma caixa, com o diferencial de componentes que vão além da mera visualização das estruturas, pois trazem cartões conteudistas e etiquetas para haver associação direta das estruturas com suas respectivas funções e características morfológicas presentes nos cards. Apresentaram-se no modelo todos os tecidos pertencentes aos sistemas dérmico, fundamental e vascular, além dos apêndices epidérmicos, como os tricomas, e de células especializadas, como os estômatos. A confecção do modelo foi realizada dentro de uma caixa de sapato, de modo que ao ser aberta permite a visualização em três dimensões da anatomia foliar e, ao ser fechada, garante a proteção do material após o uso. Para facilitar a compreensão dos estudantes sobre a localização da região da folha que originou o modelo, foi confeccionada uma folha ampliada para demonstrar todos os cortes necessários para obtenção da amostra anatômica. O modelo seguiu padrões anatômicos que ocorrem em eudicotiledôneas, com epiderme uniestratificada e mesofilo isobilateral, escolha essa que visa representar a diversidade estrutural das folhas e suas adaptações a ambientes com alta luminosidade, a fim de ampliar a compreensão dos estudantes sobre a relação entre a anatomia e a fisiologia vegetal. Foram utilizados materiais de baixo custo e fácil manuseio para demonstrar que é possível usar da criatividade com poucos recursos para tornar uma aula interativa, didática e ativa.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63889
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

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