Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63904

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLEAL, Larissa Maria de Moraes Leal-
dc.contributor.authorBANDEIRA, Paulo Simplício-
dc.date.accessioned2025-06-25T17:28:58Z-
dc.date.available2025-06-25T17:28:58Z-
dc.date.issued2024-07-16-
dc.identifier.citationBANDEIRA, Paulo Simplicio. Plataformas digitais de prevenção e interlocução de litígios : experiências do direito comparado na razoável duração do processo e sua aplicação no Sistema Nacional de Defesa do Consumidor - SNDC. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63904-
dc.description.abstractA presente dissertação apresenta a gradativa evolução da cultura de resolução adequada de conflitos e sua especificação na tutela do consumidor, com ênfase à realidade sulamericana e experiências do direito europeu, destacando-se a aplicação de ferramentas extrajudiciais e a importância dos centros de ensino do Direito na tarefa de descentralizar e dissolver a densa cultura da beligerância ainda cultivada no Brasil, movida pela deseducação ao consumo (incluindo-se o papel do fornecedor) e pelo precário cenário do acesso à informação como direito fundamental na Política Nacional das Relações de Consumo (PNRC) e no funcionamento dos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), previstos no Código de Defesa do Consumidor (CDC), Lei n. 8.078/1990 e suas regulamentações, a exemplo do Decreto n. 2.181/1997. A metodologia utiizada explorou a pesquisa qualitativa, com revisão de literatura, análise de decisões judiciais no Judiciário brasileiro, de outros países da América do Sul e do continente europeu, legislações e o fator temporal na pacificação ou prevenção de conflitos, análise comparada dos relatórios da atividade judicial envolvendo a defesa do consumidor, análise dos aplicativos e plataformas digitais e outras tecnologias de prevenção e repressão aos conflitos consumeristas (v.g. plataformas www.consumidor.gov.br e www.cec.consumidor.pt ), além da postura dos órgãos governamentais envolvidos na tutela do consumidor, tentando resgatar os ensinamentos e ganhos traduzidos em menor gasto financeiro e desgaste físico e emocional para a solução de conflitos, maior nível de transparência e, acima de tudo, celeridade na entrega do serviço esperado, de modo a fomentar o descongestionamento da judicialização como único caminho possível na realidade brasileira e estimular o ingresso e a permanência de outra cultura de prevenção de litígios, evitando a realidade de termos um dos maiores custos na prestação dos serviços judiciais e um gigantesco grau de insatisfação dos jurisdicionados.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectRazoável duração do processopt_BR
dc.subjectPlataformas digitaispt_BR
dc.subjectEconomia processualpt_BR
dc.titlePlataformas digitais de prevenção e interlocução de litígios : experiências do direito comparado na razoável duração do processo e sua aplicação no Sistema Nacional de Defesa do Consumidor - SNDCpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0322536677398533pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5680381647240048pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Direitopt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation presents the gradual evolution of the culture of adequate conflict resolution and its specification in consumer protection, with an emphasis on the South American reality and experiences of European law, highlighting the application of extrajudicial tools and the importance of Law teaching centers in the task of decentralizing and dissolving the dense culture of belligerence still cultivated in Brazil, driven by lack of education in consumption (including the role of the supplier) and the precarious scenario of access to information as a fundamental right in the National Consumer Relations Policy (PNRC) and in the functioning of the bodies comprising the National Consumer Protection System (SNDC), provided for in the Consumer Protection Code (CDC), Law n. 8.078/1990 and its regulations, such as Decree n. 2.181/1997. The methodology used explored qualitative research, with literature review, analysis of judicial decisions in the Brazilian Judiciary, other countries in South America and the European continent, legislation and the temporal factor in the pacification or prevention of conflicts, comparative analysis of reports from the judicial activity involving consumer protection, analysis of applications and digital platforms and other technologies for preventing and repressing consumer conflicts (e.g. platforms www.consumidor.gov.br and www.cec.consumidor.pt), in addition to the stance of government bodies involved in consumer protection, trying to recover the lessons and gains translated into less financial expense and physical and emotional exhaustion for resolving conflicts, a higher level of transparency and, above all, speed in delivering the expected service, in order to encourage the decongestion of judicialization as the only possible path in the Brazilian reality and encourage the entry and permanence of another culture of litigation prevention, avoiding the reality of having one of the highest costs in the provision of judicial services and a huge degree of dissatisfaction among those under jurisdiction.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Paulo Simplício Bandeira.pdf4,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons