Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63907

Comparte esta pagina

Título : Corpos em movimento e cidades congeladas : as identidades no cinema brasileiro contemporâneo a partir da construção narrativa do espaço cinematográfico
Autor : VIDAL, Thaís Assis
Palabras clave : Cinema brasileiro; Identidade; Espaço cinematográfico; Deslocamento
Fecha de publicación : 19-ago-2024
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : VIDAL, Thaís Assis. Corpos em movimento e cidades congeladas : as identidades no cinema brasileiro contemporâneo a partir da construção narrativa do espaço cinematográfico. Tese (doutorado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : A presente tese apresenta uma análise sobre a construção de identidades nos personagens como ferramenta narrativa e um método/processo de roteiro-posta em cena a partir da construção do espaço cinematográfico e de personagens migrantes no cinema brasileiro contemporâneo. A hipótese principal é de que a construção de identidades se dá a partir do devir e do deslocamento entre tempo e espaço no qual os indivíduos remontam um quebra-cabeça que constitui suas subjetividades e identidades. A análise está norteada pelas categorias: espaço cinematográfico e identidade, dentro da psicologia social, e para isso analisa filmes brasileiros com personagens em deslocamento no recorte da década de 2010, mais especificamente entre 2011 e 2018, que contextualizam um período político propício a uma produção independente, possibilitando a representação de identidades outras. A partir da análise dos filmes, surgem as noções propostas de território cinematográfico e coreografia do território, que vão explicar a relação corpos/espaços para um método roteiro/posta em cena.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63907
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Comunicação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Thaís Assis Vidal.pdf72,87 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons