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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63909

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Fernanda da Costa Guimarães-
dc.contributor.authorCUNHA, Ana Beatriz Silva da-
dc.date.accessioned2025-06-25T18:05:52Z-
dc.date.available2025-06-25T18:05:52Z-
dc.date.issued2023-05-08-
dc.date.submitted2025-06-20-
dc.identifier.citationCUNHA, ANA BEATRIZ SILVA DA. GESTÃO DEMOCRÁTICA: integração escola, família e comunidade em uma instituição do município de Paulista. 2025. Trabalho de conclusão de curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63909-
dc.description.abstractO artigo em questão tem como objetivo geral identificar como ocorrem as interações entre escola, família e comunidade em uma escola municipal da cidade do Paulista, percebendo sua importância para a construção de um ambiente democrático. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa segundo Córdova e Silveira (2009). Foi realizado um estudo de caso através de observações e uma análise documental do Projeto político pedagógico, identificando como estão dispostas estas integrações e a sua efetivação nas ações desenvolvidas pela equipe gestora e as estratégias utilizadas para a participação comunitária e familiar, observando como profere teoria e prática. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com o corpo escolar e comunidade através de formulários na plataforma do google forms. O resultado obtido a partir da análise documental, foram de informações superficiais, inexatas e genéricas. Observamos uma participação do conselho escolar de forma limitada, demonstrando a necessidade de um maior envolvimento da comunidade nos processos decisórios, ações fiscalizadoras para garantir qualidade da educação e a promoção de ações para inclusão. A escola pesquisada possui indicadores de uma gestão democrática ainda não consolidada, influenciando diretamente na participação das famílias. A escola ocupa o lugar de impulsionador de conhecimento, devendo todos que a compõem compartilharem das responsabilidades, garantindo a democratização das oportunidades educacionais e estabelecimento de uma gestão escolar democrática legítima. Desta forma, é possível concluir o quão complexo é o processo de democratização de uma gestão escolar consolidando-se democrática e participativa Segundo Luck (2009).pt_BR
dc.format.extent37p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectIntegração família-escolapt_BR
dc.titleGestão Democrática: Integração escola, família e comunidade em uma instituição do município de Paulistapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttps://lattes.cnpq.br/5363160577300994pt_BR
dc.description.abstractxThe article in question aims to identify how interactions between school, family, and community occur in a municipal school in the city of Paulista, recognizing their importance for the construction of a democratic environment. This is a qualitative research study according to Córdova and Silveira (2009). A case study was conducted through observations and a documentary analysis of the Political Pedagogical Project, identifying how these integrations are arranged and their implementation in the actions developed by the management team and the strategies used for community and family participation, observing how theory and practice are articulated. Semi-structured interviews were conducted with the school staff and the community through forms on the Google Forms platform. The results obtained from the documentary analysis showed superficial, inaccurate, and generic information. We observed a limited participation of the school council, demonstrating the need for greater community involvement in decision-making processes, oversight actions to ensure quality education, and the promotion of inclusion actions. The researched school has indicators of a democratic management that is not yet consolidated, directly influencing family participation. The school plays the role of a knowledge enabler, and it is essential that all its members share responsibilities, ensuring the democratization of educational opportunities and the establishment of a legitimate democratic school management. Thus, it is possible to conclude how complex the process of democratizing a school management that consolidates as democratic and participatory is, according to Luck (2009).pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Políticas e Gestão da Educaçãopt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0001-5902-9583pt_BR
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