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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63909

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Título: Gestão Democrática: Integração escola, família e comunidade em uma instituição do município de Paulista
Autor(es): CUNHA, Ana Beatriz Silva da
Palavras-chave: Gestão; Gestão democrática; Integração família-escola
Data do documento: 8-Mai-2023
Citação: CUNHA, ANA BEATRIZ SILVA DA. GESTÃO DEMOCRÁTICA: integração escola, família e comunidade em uma instituição do município de Paulista. 2025. Trabalho de conclusão de curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O artigo em questão tem como objetivo geral identificar como ocorrem as interações entre escola, família e comunidade em uma escola municipal da cidade do Paulista, percebendo sua importância para a construção de um ambiente democrático. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa segundo Córdova e Silveira (2009). Foi realizado um estudo de caso através de observações e uma análise documental do Projeto político pedagógico, identificando como estão dispostas estas integrações e a sua efetivação nas ações desenvolvidas pela equipe gestora e as estratégias utilizadas para a participação comunitária e familiar, observando como profere teoria e prática. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com o corpo escolar e comunidade através de formulários na plataforma do google forms. O resultado obtido a partir da análise documental, foram de informações superficiais, inexatas e genéricas. Observamos uma participação do conselho escolar de forma limitada, demonstrando a necessidade de um maior envolvimento da comunidade nos processos decisórios, ações fiscalizadoras para garantir qualidade da educação e a promoção de ações para inclusão. A escola pesquisada possui indicadores de uma gestão democrática ainda não consolidada, influenciando diretamente na participação das famílias. A escola ocupa o lugar de impulsionador de conhecimento, devendo todos que a compõem compartilharem das responsabilidades, garantindo a democratização das oportunidades educacionais e estabelecimento de uma gestão escolar democrática legítima. Desta forma, é possível concluir o quão complexo é o processo de democratização de uma gestão escolar consolidando-se democrática e participativa Segundo Luck (2009).
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63909
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