Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63910

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMENEZES, Jaileila de Araújo-
dc.contributor.authorFERREIRA, Felipe Adalberto de Moura-
dc.date.accessioned2025-06-25T18:08:14Z-
dc.date.available2025-06-25T18:08:14Z-
dc.date.issued2024-10-15-
dc.date.submitted2025-05-17-
dc.identifier.citationFERREIRA, Felipe Adalberto de Moura. Ensino-aprendizagem, formação docente, pedagogia da emergência: uma revisão bibliográfica sobre luto e trauma na infância. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63910-
dc.description.abstractLuto e trauma são formas de aprendizados. Contudo, observa-se certo distanciamento a respeito do tema quando relacionada a infância, haja vista falar sobre morte e situações aversivas para a criança retoma a um despreparo no campo educacional, seja na escola, seja na docência. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é, através de artigos publicados em plataformas digitais acadêmicas, entre 2010 e 2023, o processo de luto e trauma na infância no ensino-aprendizagem, na formação de professores e na busca da pedagogia de emergência como possibilidade de combater a problemática. Ademais, a pesquisa utiliza-se de uma metodologia qualitativa, de caráter bibliográfico acerca do tema luto e trauma na infância para o contexto escolar. Ao longo deste trabalho, por meio do Estado do Conhecimento e/ou Estado da Arte, foi possível entender como os artigos evidenciam a questão do luto e trauma na educação para a criança, bem como ressalta a necessidade da formação docente a respeito do tema e a importância da aplicação da pedagogia de emergência como forma de combate a problemática.pt_BR
dc.format.extent26p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectLutopt_BR
dc.subjectTraumapt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPedagogia da Emergênciapt_BR
dc.titleEnsino-aprendizagem, formação docente, pedagogia da emergência : uma revisão bibliográfica sobre luto e trauma na infânciapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1284530831936638pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5042948325884329pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DPSIE) - Departamento de Psicologia e Inclusão Educacionaispt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Felipe Adalberto de Moura Ferreira.pdf384,35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons