Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63910

Share on

Title: Ensino-aprendizagem, formação docente, pedagogia da emergência : uma revisão bibliográfica sobre luto e trauma na infância
Authors: FERREIRA, Felipe Adalberto de Moura
Keywords: Luto; Trauma; Infância; Educação; Pedagogia da Emergência
Issue Date: 15-Oct-2024
Citation: FERREIRA, Felipe Adalberto de Moura. Ensino-aprendizagem, formação docente, pedagogia da emergência: uma revisão bibliográfica sobre luto e trauma na infância. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Luto e trauma são formas de aprendizados. Contudo, observa-se certo distanciamento a respeito do tema quando relacionada a infância, haja vista falar sobre morte e situações aversivas para a criança retoma a um despreparo no campo educacional, seja na escola, seja na docência. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é, através de artigos publicados em plataformas digitais acadêmicas, entre 2010 e 2023, o processo de luto e trauma na infância no ensino-aprendizagem, na formação de professores e na busca da pedagogia de emergência como possibilidade de combater a problemática. Ademais, a pesquisa utiliza-se de uma metodologia qualitativa, de caráter bibliográfico acerca do tema luto e trauma na infância para o contexto escolar. Ao longo deste trabalho, por meio do Estado do Conhecimento e/ou Estado da Arte, foi possível entender como os artigos evidenciam a questão do luto e trauma na educação para a criança, bem como ressalta a necessidade da formação docente a respeito do tema e a importância da aplicação da pedagogia de emergência como forma de combate a problemática.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63910
Appears in Collections:TCC - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Felipe Adalberto de Moura Ferreira.pdf384,35 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons