Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63910
Share on
Title: | Ensino-aprendizagem, formação docente, pedagogia da emergência : uma revisão bibliográfica sobre luto e trauma na infância |
Authors: | FERREIRA, Felipe Adalberto de Moura |
Keywords: | Luto; Trauma; Infância; Educação; Pedagogia da Emergência |
Issue Date: | 15-Oct-2024 |
Citation: | FERREIRA, Felipe Adalberto de Moura. Ensino-aprendizagem, formação docente, pedagogia da emergência: uma revisão bibliográfica sobre luto e trauma na infância. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Luto e trauma são formas de aprendizados. Contudo, observa-se certo distanciamento a respeito do tema quando relacionada a infância, haja vista falar sobre morte e situações aversivas para a criança retoma a um despreparo no campo educacional, seja na escola, seja na docência. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é, através de artigos publicados em plataformas digitais acadêmicas, entre 2010 e 2023, o processo de luto e trauma na infância no ensino-aprendizagem, na formação de professores e na busca da pedagogia de emergência como possibilidade de combater a problemática. Ademais, a pesquisa utiliza-se de uma metodologia qualitativa, de caráter bibliográfico acerca do tema luto e trauma na infância para o contexto escolar. Ao longo deste trabalho, por meio do Estado do Conhecimento e/ou Estado da Arte, foi possível entender como os artigos evidenciam a questão do luto e trauma na educação para a criança, bem como ressalta a necessidade da formação docente a respeito do tema e a importância da aplicação da pedagogia de emergência como forma de combate a problemática. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63910 |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Felipe Adalberto de Moura Ferreira.pdf | 384,35 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License