Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63923
Comparte esta pagina
Título : | Entre números e silêncios: financiamento da educação pública no Brasil e seus impactos no Colégio de Aplicação da UFPE |
Autor : | MARTINS, Beatriz Kérolly |
Palabras clave : | Educação Pública; Financiamento; Colégio de Aplicação |
Fecha de publicación : | 14-abr-2025 |
Citación : | MARTINS, Beatriz Kérolly. Entre números e silêncios: financiamento da educação pública no Brasil e seus impactos no Colégio de Aplicação da UFPE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso em Serviço Social, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Resumen : | Este trabalho acadêmico analisa as tendências do financiamento das políticas públicas educacionais, com ênfase nos impactos dessa dinâmica nos Colégios de Aplicação (CAPs). A pesquisa é desenvolvida sob a perspectiva do materialismo histórico-dialético, que compreende a educação como reflexo das relações sociais e econômicas. O objetivo central é examinar o histórico do financiamento do CAP UFPE durante o último Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024), investigar as mudanças na concepção de educação das elites brasileiras desde o período colonial até a contemporaneidade e comparar o financiamento do CAP UFPE com o da política de educação no mesmo período. A metodologia adota uma abordagem qualitativa, utilizando revisão bibliográfica e análise documental, com contribuições de autores como Davies (2019), Cunha (2017), Fernandes (1995), Frigotto (2006) e Saviani (2006). Os resultados destacam as contradições entre o discurso de universalização do ensino e a realidade orçamentária dos CAPs, evidenciando a necessidade de políticas que garantam uma distribuição mais equitativa de recursos. Por fim, o estudo contribui para o debate sobre o financiamento da educação pública no Brasil, oferecendo uma análise crítica das políticas educacionais e seus impactos nos CAPs. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63923 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Serviço Social |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ENTRE NÚMEROS E SILÊNCIOS_ FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL E SEUS IMPACTOS NO COLÉGIOS DE APLICAÇÃO DA UFPE.docx-páginas.pdf | 1,84 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons