Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63923
Compartilhe esta página
Título: | Entre números e silêncios: financiamento da educação pública no Brasil e seus impactos no Colégio de Aplicação da UFPE |
Autor(es): | MARTINS, Beatriz Kérolly |
Palavras-chave: | Educação Pública; Financiamento; Colégio de Aplicação |
Data do documento: | 14-Abr-2025 |
Citação: | MARTINS, Beatriz Kérolly. Entre números e silêncios: financiamento da educação pública no Brasil e seus impactos no Colégio de Aplicação da UFPE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso em Serviço Social, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | Este trabalho acadêmico analisa as tendências do financiamento das políticas públicas educacionais, com ênfase nos impactos dessa dinâmica nos Colégios de Aplicação (CAPs). A pesquisa é desenvolvida sob a perspectiva do materialismo histórico-dialético, que compreende a educação como reflexo das relações sociais e econômicas. O objetivo central é examinar o histórico do financiamento do CAP UFPE durante o último Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024), investigar as mudanças na concepção de educação das elites brasileiras desde o período colonial até a contemporaneidade e comparar o financiamento do CAP UFPE com o da política de educação no mesmo período. A metodologia adota uma abordagem qualitativa, utilizando revisão bibliográfica e análise documental, com contribuições de autores como Davies (2019), Cunha (2017), Fernandes (1995), Frigotto (2006) e Saviani (2006). Os resultados destacam as contradições entre o discurso de universalização do ensino e a realidade orçamentária dos CAPs, evidenciando a necessidade de políticas que garantam uma distribuição mais equitativa de recursos. Por fim, o estudo contribui para o debate sobre o financiamento da educação pública no Brasil, oferecendo uma análise crítica das políticas educacionais e seus impactos nos CAPs. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63923 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Serviço Social |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ENTRE NÚMEROS E SILÊNCIOS_ FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL E SEUS IMPACTOS NO COLÉGIOS DE APLICAÇÃO DA UFPE.docx-páginas.pdf | 1,84 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons