Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63943

Compartilhe esta página

Título: Utilização de Abordagens de Múltiplos Classificadores para Classificação de Falhas em Sistemas Elétricos
Autor(es): OLIVEIRA, José Wesley Feitosa
Palavras-chave: Sistemas Elétricos de Potência; Detecção de Falhas; Sistemas de Múltiplos Classificadores; Conjunto; Seleção Dinâmica de Classificadores
Data do documento: 12-Dez-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: OLIVEIRA, José Wesley Feitosa. Utilização de Abordagens de Múltiplos Classificadores para Classificação de Falhas em Sistemas Elétricos. 2024. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A operação dos sistemas de transmissão de energia elétrica depende da detecção e classi- ficação rápida de falhas para atuar os sistemas de proteção e evitar danos maiores. Os sistemas de classificação de falhas baseados em aprendizado de máquina foram muito utilizados por terem um bom desempenho e facilidade de interpretação. Os sistemas automatizados de pro- teção e supervisão podem auxiliar os operadores detectando as anomalias e falhas, fornecendo uma estrutura robusta para que os defeitos sejam detectados e classificados da maneira mais efetiva possível. Contudo, as metodologias atuais utilizam predominantemente os modelos de classificação tradicionais, que possuem dificuldades com conjuntos de dados desequilibrados e captura de padrões em ambientes ruidosos. Para superar essas limitações, este estudo explora as abordagens do Sistema de Classificadores Múltiplos (MCS), que possui vantagem sobre os modelos tradicionais para este tipo de situação. Os Sistemas de Classificadores Múltiplos (MCS), de maneira geral, superaram os modelos clássicos para dados ruidosos de corrente e tensão simulados em linha de transmissão e subestação, onde os valores de acurácia, precisão e recall sofreram uma degradação mais acentuada em abordagens de múltiplos classificadores quando comparadas com os modelos tradicionais. Esta pesquisa enfatiza o potencial das técni- cas de MCS como uma solução robusta para classificação de falhas em linhas de transmissão e subestações de energia elétrica, os resultados dos MCS apresentaram maior estabilidade, sendo menos sensíveis ao aumento do ruído, tornando a classificação mais confiável e facilitando a correção do defeito no sistema, reduzindo o tempo de análise em campo e das medidas das grandezas elétricas para classificar o tipo de falha que ocorreu no sistema.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63943
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO José Wesley Feitosa Oliveira.pdf2,76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons