Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63973

Compartilhe esta página

Título: Serviço Social e a Igreja Católica: uma análise da influência do catolicismo na emergência da Escola de Serviço Social em Pernambuco.
Autor(es): MOURA, Lucas Joaquim de
Palavras-chave: Catolicismo; Filosofia; Neotomismo; Serviço Social em Pernambuco; Questão Social
Data do documento: 15-Abr-2025
Citação: MOURA, Lucas Joaquim de. Serviço Social e a Igreja Católica: uma análise da influência do catolicismo na emergência da Escola de Serviço Social em Pernambuco. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este trabalho tem como tema o Serviço Social e a Igreja Católica: uma análise da influência do catolicismo na emergência da Escola de Serviço Social em Pernambuco. O principal objetivo da pesquisa foi compreender a influência do catolicismo, partindo de uma breve análise histórica até o surgimento das primeiras Escolas de Serviço Social no mundo e na América Latina, onde referencia-se a Escola de Serviço Social em Pernambuco. A metodologia desta pesquisa foi de cunho tanto bibliográfico com os estudos de Iamamoto e Carvalho; Castro e Montaño quanto documental com as análises dos documentos episcopais e recortes de jornais referente a Escola de Serviço Social em Pernambuco. Conclui-se que a religião, em especial o catolicismo, desempenharam um papel importante sendo essencial tanto na construção quanto na institucionalização do Serviço Social. Por isso, este estudo contribui para a compreensão dos fundamentos profissionais, vinculados, inicialmente, à prática religiosa.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63973
Aparece nas coleções:(TCC) - Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- Lucas Joaquim de Moura-1.pdf1,27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons