Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63973
Compartilhe esta página
Título: | Serviço Social e a Igreja Católica: uma análise da influência do catolicismo na emergência da Escola de Serviço Social em Pernambuco. |
Autor(es): | MOURA, Lucas Joaquim de |
Palavras-chave: | Catolicismo; Filosofia; Neotomismo; Serviço Social em Pernambuco; Questão Social |
Data do documento: | 15-Abr-2025 |
Citação: | MOURA, Lucas Joaquim de. Serviço Social e a Igreja Católica: uma análise da influência do catolicismo na emergência da Escola de Serviço Social em Pernambuco. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | Este trabalho tem como tema o Serviço Social e a Igreja Católica: uma análise da influência do catolicismo na emergência da Escola de Serviço Social em Pernambuco. O principal objetivo da pesquisa foi compreender a influência do catolicismo, partindo de uma breve análise histórica até o surgimento das primeiras Escolas de Serviço Social no mundo e na América Latina, onde referencia-se a Escola de Serviço Social em Pernambuco. A metodologia desta pesquisa foi de cunho tanto bibliográfico com os estudos de Iamamoto e Carvalho; Castro e Montaño quanto documental com as análises dos documentos episcopais e recortes de jornais referente a Escola de Serviço Social em Pernambuco. Conclui-se que a religião, em especial o catolicismo, desempenharam um papel importante sendo essencial tanto na construção quanto na institucionalização do Serviço Social. Por isso, este estudo contribui para a compreensão dos fundamentos profissionais, vinculados, inicialmente, à prática religiosa. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63973 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Serviço Social |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC- Lucas Joaquim de Moura-1.pdf | 1,27 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons