Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63981
Share on
Title: | Análise do currículo de Pernambuco para o Ensino de Ciências voltado a Educação de Jovens e Adultos |
Authors: | SILVA, Naiara Fernanda de Melo |
Keywords: | Ensino de Ciências; Currículo; EJA |
Issue Date: | 29-Nov-2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | SILVA, Naiara Fernanda de Melo. Análise do currículo de Pernambuco para o Ensino de Ciências voltado a Educação de Jovens e Adultos. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | A presente dissertação destaca a importância do ensino de ciências para a Educação de Jovens e Adultos através da elaboração de um currículo que atenda as especificidades desta modalidade de ensino e que seja pautado na promoção da autonomia e do pensamento crítico e reflexivo dos educandos. Neste sentido, teve-se enquanto objetivo geral analisar o Currículo de Pernambuco para o ensino de ciências voltado a Educação de Jovens e Adultos. O desenho metodológico da pesquisa contou com uma revisão bibliográfica e análise documental. Assim, foram tomados para análise o Currículo de Pernambuco, além da Base Nacional Comum Curricular, e orientações curriculares estaduais, que foram produzidas anteriormente. A partir disso, foi possível identificar que a elaboração do currículo voltado para EJA, se configura como um avanço em relação a BNCC, uma vez que a Base não contempla a modalidade. Por outro lado, a configuração curricular se alinha com a BNCC à medida que se estrutura a partir de competências e habilidades. O processo de elaboração foi conduzido de forma participativa, envolvendo representação de docentes de todas as regiões do Estado, bem como a participação de toda a sociedade através dos fóruns, tendo como eixo o fortalecimento de uma sociedade democrática e justa. Ao incorporar princípios da educação popular, o currículo busca fortalecer uma educação democrática, crítica e transformadora. Para o ensino de ciências na modalidade, o currículo valoriza os saberes empíricos dos educandos, direcionando um trabalho didático para o desenvolvimento do pensamento crítico. Com base na educação popular, enfatiza a cultura e o diálogo. O documento apresenta elementos que dialogam com os conceitos de alfabetização científica, no sentido de desenvolver a investigação e compreensão dos estudantes para atuar nas questões sociais, culturais, éticas e ambientais. A ênfase na alfabetização cientifica reforça a importância do conhecimento como ferramenta para a atuação consciente, contribuindo para a formação de cidadãos preparados para os desafios do mundo moderno. Finalmente, vislumbramos desafios para a implementação do currículo investigado nas redes de ensino, particularmente, no que se refere a formação permanente de professores. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63981 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Naiara Fernanda de Melo Silva.pdf | 1,3 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License