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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63982

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCAVALCANTE, Tícia Cassiany Ferro-
dc.contributor.authorSILVA, Raphael Alves da-
dc.date.accessioned2025-06-27T19:54:38Z-
dc.date.available2025-06-27T19:54:38Z-
dc.date.issued2024-11-27-
dc.identifier.citationSILVA, Raphael Alves da. Narrativas meméticas : o lugar das práticas educacionais diante de uma arquitetura midiática interativa que desafia a verdade. 2024. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife., 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63982-
dc.description.abstractEsta tese de doutorado, intitulada “Narrativas meméticas em tempos de pandemia: o lugar das práticas educacionais diante de uma arquitetura midiática interativa que desafia a verdade”, tem como principal objetivo investigar se as práticas de ensino no campo das linguagens têm incluído o estudo dos memes, analisando sua estrutura e conteúdo como gêneros textuais digitais, bem como sua contribuição para a construção de significados e para a formação de posicionamentos sociais em contextos sociais e culturais. Para alcançar esse propósito, foram elencados objetivos específicos, que buscam compreender a influência dos memes, como gêneros textuais digitais, na formação de percepções coletivas em tempos de crise, além de estabelecer uma base teórica e metodológica para sua análise crítica. Esses objetivos também incluem a investigação do papel dos memes no ambiente educacional, con- siderando sua arquitetura composicional e os desafios e potencialidades de seu uso como ferramenta pedagógica. As metodologias aplicadas incluem, primeiro, uma proposta intitulada “Roteiro de Arquitetura Memética”, na qual, tomando como base os estudos de Bronckart (1999), crio um modelo analítico que orienta a análise das interações a partir das estruturas composicionais dos memes. Depois disso, utilizo duas outras metodologias, já conhecidas: uma voltada para a realização de encontros com os estudantes, tomando como base Her- nández (1998) e Creswell (2010), e outra para a circulação de formulários, a partir de Gil (2019), ambas com a intenção de capturar olhares dos agentes envolvidos com as práticas de ensino-aprendizagem. Os diálogos teóricos, por sua vez, possuem caráter amplamente interdisciplinar, conectando autores de diferentes áreas do conhecimento. Da sociologia, cito autores como Berger (1997); da filosofia, como Foucault (2009); teóricos da educação, como Gómez (2015), Durkheim (1995) e Soares (2004); autores que analisam gêneros textuais, multimodalidade e humor, como Rojo (2012) e Brait (2008); especialistas na teorização sobre imagem, como Benjamin (1985); e, claro, estudiosos dos memes, como Shifman (2014), Wiggins (2022) e Xie (2022). Concluí que a ausência de ferramentas metodológicas que ajudem na interpretação dos memes impede que possamos compreender melhor como eles se inserem nas interações permitidas pelas plataformas digitais. Além disso, identifiquei que o ensino de memes, embora considerado de grande importância para um grupo considerável de estudantes, enfrenta resistências, justificadas em grande medida pelo desconhecimento ou pela falta de interesse acerca desse gênero textual por parte dos educadores, além da baixa presença nos currículos de licenciatura do país que tratam de gêneros digitais e de uma abordagem tímida na Base Nacional Comum Curricular. Portanto, acredito ser fundamental que todos esses desafios ganhem visibilidade com a intenção de promover uma discussão mais ampla sobre a relevância dos memes na educação contemporânea.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectNarrativas meméticaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectGêneros textuais digitaispt_BR
dc.titleNarrativas meméticas : o lugar das práticas educacionais diante de uma arquitetura midiática interativa que desafia a verdadept_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6708370280381050pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8184241806018173 País de Nacionalidade Brasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxEsta tesis doctoral, titulada “Narrativas meméticas en tiempos de pandemia: el lugar de las prácticas educativas ante una arquitectura mediática interactiva que desafía la verdad”, tiene como objetivo principal investigar si las prácticas de enseñanza en el ámbito de las lenguas han incluido el estudio de los memes, analizando su estructura y contenido como géneros textuales digitales, así como su contribución a la construcción de significados y a la formación de posicionamientos sociales en contextos sociales y culturales. Para alcanzar este propósito, se establecieron objetivos específicos que buscan comprender la influencia de los memes, como géneros textuales digitales, en la formación de percepciones colectivas en tiempos de crisis, además de establecer una base teórica y metodológica para su análisis crítico. Estos objetivos también incluyen la investigación del papel de los memes en el ámbito educativo, considerando su arquitectura composicional y los desafíos y potencialidades de su uso como herramienta pedagógica. Las metodologías aplicadas incluyen, en primer lugar, una propuesta titulada “Esquema de Arquitectura Memética”, en la cual, tomando como base los estudios de Bronckart (1999), creo un modelo analítico que orienta el análisis de las interacciones a partir de las estructuras composicionales de los memes. Además, utilizo dos metodologías adicio- nales conocidas: una enfocada en la realización de talleres con estudiantes, basada en Her- nández (1998) y Creswell (2010), y otra en la circulación de cuestionarios, según Gil (2019), ambas con la intención de capturar las perspectivas de los agentes involucrados en las prác- ticas de enseñanza-aprendizaje. Los diálogos teóricos, a su vez, tienen un carácter amplia- mente interdisciplinario, conectando autores de diferentes áreas del conocimiento. Desde la sociología, cito a autores como Berger (1997); desde la filosofía, a Foucault (2009); teóricos de la educación como Gómez (2015), Durkheim (1995) y Soares (2004); autores que analizan géneros textuales, multimodalidad y humor, como Rojo (2012) y Brait (2008); especialistas en teoría de la imagen, como Benjamin (1985); y, por supuesto, estudiosos de los memes, como Shifman (2014), Wiggins (2022) y Xie (2022). Concluyo que la falta de herramientas metodo- lógicas que ayuden en la interpretación de los memes impide que comprendamos mejor cómo se integran en las interacciones permitidas por las plataformas digitales. Además, identifiqué que la enseñanza de los memes, aunque considerada de gran importancia para un grupo considerable de estudiantes, enfrenta resistencias, justificadas en gran medida por el desco- nocimiento o la falta de interés en este género textual por parte de los educadores, además de su escasa presencia en los currículos de formación docente en el país que abordan géne- ros digitales y una aproximación limitada en la Base Nacional Común Curricular. Por lo tanto, considero fundamental que todos estos desafíos sean visibilizados con la intención de promo- ver una discusión más amplia sobre la relevancia de los memes en la educación contempo- ránea.pt_BR
dc.description.abstractxThis doctoral thesis, titled "Memetic Narratives in Times of Pandemic: The Role of Educational Practices in the Face of an Interactive Media Architecture that Challenges the Truth," aims to investigate whether language teaching practices have incorporated the study of memes, ana- lyzing their structure and content as digital textual genres, as well as their contributions to meaning-making and the formation of social stances in social and cultural contexts. To achieve this purpose, specific objectives were outlined to explore the influence of memes, as digital textual genres, in shaping collective perceptions during times of crisis, and to establish a the- oretical and methodological foundation for their critical analysis. These objectives also encom- pass investigating the role of memes in educational settings, considering their compositional architecture and the challenges and potential of their use as pedagogical tools. The applied methodologies include, first, a proposal titled “Memetic Architecture Framework,” which, draw- ing on Bronckart's studies (1999), develops an analytical model guiding the examination of interactions based on the compositional structures of memes. Additionally, two well-known methodologies were used: one focusing on conducting workshops with students, based on Hernández (1998) and Creswell (2010), and another involving the distribution of surveys, fol- lowing Gil (2019), both aimed at capturing the perspectives of those involved in teaching-learn- ing practices. The theoretical discussions, in turn, are broadly interdisciplinary, connecting au- thors from various fields. From sociology, I reference authors like Berger (1997); from philos- ophy, Foucault (2009); educational theorists such as Gómez (2015), Durkheim (1995), and Soares (2004); scholars analyzing textual genres, multimodality, and humor, like Rojo (2012) and Brait (2008); experts on image theory, such as Benjamin (1985); and, of course, meme theorists like Shifman (2014), Wiggins (2022), and Xie (2022). I concluded that the lack of methodological tools to aid in meme interpretation hinders our understanding of how they in- tegrate into interactions facilitated by digital platforms. Furthermore, I found that meme educa- tion, although deemed highly important by a significant number of students, faces resistance, largely due to educators' unfamiliarity or lack of interest in this textual genre, along with its minimal presence in national teacher training curricula that address digital genres and its lim- ited approach in the National Common Curricular Base. Therefore, I believe that all these chal- lenges should be highlighted to promote a broader discussion on the relevance of memes in contemporary education.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Educação

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