Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63983

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRIBEIRO, Ernani Nunes-
dc.contributor.authorCASTRO, Rebecca de Albuquerque-
dc.date.accessioned2025-06-27T19:57:05Z-
dc.date.available2025-06-27T19:57:05Z-
dc.date.issued2024-12-13-
dc.identifier.citationCASTRO, Rebecca de Albuquerque. A dimensão biossimbólica da sexualidade da pessoa com deficiência no contexto da educação. 2024. Dissertação ( Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63983-
dc.description.abstractEsta pesquisa quali-quantitativa e exploratória teve como objetivo compreender as disposições da dimensão biossimbólica da sexualidade de pessoas com deficiência no contexto da educação brasileira. A questão norteadora foi: "O que revela a educação brasileira sobre as disposições da dimensão biossimbólica da sexualidade das pessoas com deficiência?" Na etapa quantitativa, um formulário foi aplicado via Google Forms a 79 participantes com diversas interseccionalidades de raça, identidade de gênero, orientação sexual e tipos de deficiência. Os dados foram analisados por meio de tabulação e triangulação, com interpretação qualitativa dos resultados. Na etapa qualitativa, foram realizadas entrevistas de história de vida com seis participantes selecionados aleatoriamente, garantindo a representatividade do grupo. Os resultados indicam que a educação brasileira aborda a sexualidade predominantemente sob uma perspectiva biológica, refletindo e reforçando práticas pedagógicas baseadas em capitais estético, comunicacional e comportamental dominantes, fundamentados em uma métrica sociocultural eurocêntrica. O poder simbólico que legitima essas práticas contribui para reproduzir a doxa no campo educacional, gerando corpos dominantes, dominados e alienados que assimilam o mesmo capital cultural. Esse processo perpetua valores hegemônicos que acabam por expurgar, ou mesmo levar ao auto-expurgo, pessoas com deficiência no contexto da sexualidade. Tal exclusão incentiva a busca por relacionamentos alinhados à métrica sociocultural eurocêntrica. Em relação às interseccionalidades, evidenciou-se que, além da métrica de normalidade socioculturalmente construída, políticas públicas devem considerar a classificação dos tipos de deficiência, visto que algumas são mais estigmatizadas no campo da sexualidade. Isso, somado a barreiras físicas, atitudinais, sexuais, culturais e econômicas, e às identidades de gênero, orientação sexual e raça/etnia, produz agentes com corpos com múltipla e cumulativamente alienação.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectPessoa com deficiênciapt_BR
dc.subjectDimensão biossimbólicapt_BR
dc.subjectInterseccionalidadept_BR
dc.titleA dimensão biossimbólica da sexualidade da pessoa com deficiência no contexto da educaçãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7577289070943158pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5828186266951171pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThis qualitative-quantitative and exploratory research aimed to understand the dispositions of the biosymbolic dimension of the sexuality of people with disabilities in the context of Brazilian education. The guiding question was: "What does Brazilian education reveal about the dispositions of the biosymbolic dimension of the sexuality of people with disabilities?" In the quantitative phase, a questionnaire was administered via Google Forms to 79 participants with diverse intersections of race, gender identity, sexual orientation, and types of disability. The data were analyzed through tabulation and triangulation, with qualitative interpretation of the results. In the qualitative phase, life history interviews were conducted with six randomly selected participants, ensuring the group's representativeness. The results indicate that Brazilian education addresses sexuality predominantly from a biological perspective, reflecting and reinforcing pedagogical practices based on dominant aesthetic, communicational, and behavioral capitals, grounded in a Eurocentric sociocultural metric. The symbolic power that legitimizes these practices contributes to reproducing the doxa in the educational field, generating dominant, dominated, and alienated bodies that assimilate the same cultural capital. This process perpetuates hegemonic values that end up expelling, or even leading to self-expulsion, people with disabilities in the context of sexuality. Such exclusion encourages the search for relationships aligned with the Eurocentric sociocultural metric. Regarding intersectionalities, it was evidenced that, in addition to the socioculturally constructed metric of normality, public policies should consider the classification of types of disability, since some are more stigmatized in the field of sexuality. This, combined with physical, attitudinal, sexual, cultural, and economic barriers, and with gender identities, sexual orientation, and race/ethnicity, produces agents with bodies with multiple and cumulative alienation.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Rebecca de Albuquerque Castro.pdf
  Artículo embargado hasta 2026-07-25
2,93 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir     Item embargoed


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons