Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64029

Compartilhe esta página

Título: Juvenilização na EJA: Uma análise materialista histórico-dialética da sua relação com o campo do trabalho-educação.
Autor(es): NERY, Yarithissa Felipe
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; EJA; Juvenilização; Trabalho-educação
Data do documento: 9-Abr-2025
Citação: NERY, Yarithissa Felipe. Juvenilização na EJA: Uma análise materialista histórico-dialética da sua relação com o campo do trabalho-educação. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A presente produção visa abordar o processo de juvenilização ocorrido na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), por meio da análise do identitário desses novos sujeitos, a partir de sua relação com o campo do trabalho e dos principais motivos que os levam à defasagem no ensino regular e à migração para a EJA. Tal fenômeno caracteriza-se como uma evidência empírica, o que explicita sua incidência no campo educacional, evidenciando a incapacidade das instituições de atenderem às demandas da população mais jovem, considerando suas realidades socioeconômicas. A pesquisa é de cunho bibliográfico, com análise fundamentada no materialismo histórico-dialético, baseando-se nos Anais da ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação). A análise dos resultados revela que a juvenilização na EJA explicita diversas contradições estruturais do sistema educacional brasileiro, destacando, sobretudo, a ineficácia do ensino regular em garantir a permanência e o sucesso escolar de muitos jovens. Tal realidade evidencia os inúmeros percalços nas trajetórias desses sujeitos, uma vez que a maioria dos jovens que recorrem à EJA são oriundos de contextos de vulnerabilidade, nos quais fatores como a necessidade de trabalhar precocemente, a falta de suporte pedagógico e a desmotivação escolar contribuem para a evasão.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64029
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - YARITHISSA NERY.pdf450,02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons