Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64029

Comparte esta pagina

Título : Juvenilização na EJA: Uma análise materialista histórico-dialética da sua relação com o campo do trabalho-educação.
Autor : NERY, Yarithissa Felipe
Palabras clave : Educação de Jovens e Adultos; EJA; Juvenilização; Trabalho-educação
Fecha de publicación : 9-abr-2025
Citación : NERY, Yarithissa Felipe. Juvenilização na EJA: Uma análise materialista histórico-dialética da sua relação com o campo do trabalho-educação. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : A presente produção visa abordar o processo de juvenilização ocorrido na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), por meio da análise do identitário desses novos sujeitos, a partir de sua relação com o campo do trabalho e dos principais motivos que os levam à defasagem no ensino regular e à migração para a EJA. Tal fenômeno caracteriza-se como uma evidência empírica, o que explicita sua incidência no campo educacional, evidenciando a incapacidade das instituições de atenderem às demandas da população mais jovem, considerando suas realidades socioeconômicas. A pesquisa é de cunho bibliográfico, com análise fundamentada no materialismo histórico-dialético, baseando-se nos Anais da ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação). A análise dos resultados revela que a juvenilização na EJA explicita diversas contradições estruturais do sistema educacional brasileiro, destacando, sobretudo, a ineficácia do ensino regular em garantir a permanência e o sucesso escolar de muitos jovens. Tal realidade evidencia os inúmeros percalços nas trajetórias desses sujeitos, uma vez que a maioria dos jovens que recorrem à EJA são oriundos de contextos de vulnerabilidade, nos quais fatores como a necessidade de trabalhar precocemente, a falta de suporte pedagógico e a desmotivação escolar contribuem para a evasão.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64029
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - YARITHISSA NERY.pdf450,02 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons