Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64033

Comparte esta pagina

Título : O Hip Hop e a educação são compromissos : o RAP como elemento pedagógico/didático da decolonialidade para as aulas de Geografia
Autor : ANDRADE, Heitor Henrique Santos de
Palabras clave : Ensino de Geografia; Geografia escolar; Decolonialidade
Fecha de publicación : 20-dic-2024
Citación : ANDRADE, Heitor Henrique Santos de. O Hip Hop e a educação são compromissos : o RAP como elemento pedagógico/didático da decolonialidade para as aulas de Geografia. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife , 2024.
Resumen : Diante da notória insatisfação com o modelo tradicional de ensino, caracterizado pela abordagem da educação bancária, esta pesquisa tem como abordagem validar a hipótese de que o movimento Hip Hop, com ênfase no Rap, pode estabelecer relações positivas em uma abordagem pedagógica, demonstrando a aplicabilidade desse gênero musical por meio da utilização de recursos acessíveis. Para isto, o método utilizado foi o qualitativo através da pesquisa-ação e pesquisa bibliográfica. O trabalho apresenta os resultados acerca de aulas aplicadas sobre o tema “América Latina” com a utilização do Rap, sendo a música o principal recurso didático, evidenciando o caráter decolonial intrínseco tanto no conteúdo da aula, quanto na música destacada (América Latina – Fábio Brazza). Assim, foram gerados dados e relatórios produzidos pelos próprios alunos que servem para compreensão e avaliação em relação a este tipo de metodologia que foram submetidos, demonstrando satisfatórios resultados que relatam a eficácia da relação entre o rap e a educação
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64033
Aparece en las colecciones: (TCC) - Geografia (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Heitor Henrique Santos de Andrade.pdf13,18 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons