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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRODRIGUES, Fátima Lúcia Rodrigues Guimarães-
dc.contributor.authorRODRIGUES, Oderval Costa-
dc.date.accessioned2025-07-03T17:23:02Z-
dc.date.available2025-07-03T17:23:02Z-
dc.date.issued2024-10-16-
dc.date.submitted2025-04-28-
dc.identifier.citationRODRIGUES, O.C. Esportes Alternativos como estratégia de gerar motivação na educação física escolar. 2025 Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64072-
dc.description.abstractAparentemente, os esportes alternativos (EA) veem sendo utilizados como estratégia motivadora para diminuir a evasão nas aulas de Educação Física escolar. Além disso, os EA oferecem uma ampla gama de oportunidades para ir além do que as práticas esportivas tradicionais. A inclusão desses possibilita mais socialização e aceitação da diversidade, através de uma participação mais ativa de alunos com diferentes níveis de preferências e habilidades, criando um ambiente mais acolhedor e cooperativo. Além de fomentar o desenvolvimento de novas habilidades, os EA também incentivam competências sociais, como o trabalho em equipe, a cooperação e a comunicação, que são fundamentais para a formação integral dos alunos. Esses esportes permitem que os estudantes saiam de sua zona de conforto, explorando novas modalidades e culturas esportivas, que estimulam o aumento do engajamento e a motivação dos alunos nas aulas de Educação Física. No entanto, foram identificados diversos desafios que dificultam a implementação desses esportes no ambiente escolar. Como a resistência à mudança por parte dos professores e alunos, que por muitas vezes preferem as modalidades esportivas mais convencionais. Outro ponto é a falta de recursos financeiros e infraestrutura adequada, que também são barreiras bem significativas. Porém, mesmo diante desses desafios, conclui-se que a aplicação de EA pode ser uma abordagem inovadora e eficaz, para enriquecer e diversificar o currículo da Educação Física, desde que haja um esforço colaborativo para superar as barreiras identificadas. Portanto, a adoção de estratégias como a capacitação dos educadores, a comunicação clara dos benefícios dos EA e a adaptação gradual do currículo, e até mesmo ação proativa dos professores, pode facilitar a promoção de uma Educação Física mais inclusiva, diversificada e capaz de engajar todos os alunos.pt_BR
dc.format.extent30 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectMotivação, Educação Física, Esportes Alternativos, Escolapt_BR
dc.titleESPORTES ALTERNATIVOS COMO ESTRATÉGIA DE GERAR MOTIVAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLARpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1466666842891962pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9271780442828859pt_BR
dc.description.abstractxApparently, alternative sports (AS) have been used as a motivational strategy to reduce dropout rates in school physical education classes. Additionally, AS offer a wide range of opportunities to go beyond traditional sport practices. Their inclusion fosters greater socialization and acceptance of diversity, what allows more active participation from students with varying preferences and abilities, thus creating a more welcoming and cooperative environment. Besides promoting the development of new skills, AS also encourage social competencies such as teamwork, cooperation, and communication, which are fundamental for the holistic development of students. These sports enable students to step out of their comfort zones by exploring new modalities and sports cultures, stimulating increased engagement and motivation in physical education classes. However, several challenges have been identified that hinder the implementation of these sports in the school environment, such as resistance to change from both teachers and students, who often prefer more conventional sport modalities. Another significant barrier is the lack of financial resources and adequate infrastructure. Nevertheless, despite these challenges, it can be concluded that the application of AS can be an innovative and effective approach to enrich and diversify the physical education curriculum, provided there is a collaborative effort to overcome the identified barriers. Therefore, adopting strategies such as training educators, clearly communicating the benefits of AS, gradually adapting the curriculum, and even proactive action from teachers can facilitate the promotion of a more inclusive, diverse physical education that engages all students.pt_BR
dc.degree.departamentDEF - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Educação Físicapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Educação Física (Licenciatura)

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