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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64072

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Title: ESPORTES ALTERNATIVOS COMO ESTRATÉGIA DE GERAR MOTIVAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Authors: RODRIGUES, Oderval Costa
Keywords: Motivação, Educação Física, Esportes Alternativos, Escola
Issue Date: 16-Oct-2024
Citation: RODRIGUES, O.C. Esportes Alternativos como estratégia de gerar motivação na educação física escolar. 2025 Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Aparentemente, os esportes alternativos (EA) veem sendo utilizados como estratégia motivadora para diminuir a evasão nas aulas de Educação Física escolar. Além disso, os EA oferecem uma ampla gama de oportunidades para ir além do que as práticas esportivas tradicionais. A inclusão desses possibilita mais socialização e aceitação da diversidade, através de uma participação mais ativa de alunos com diferentes níveis de preferências e habilidades, criando um ambiente mais acolhedor e cooperativo. Além de fomentar o desenvolvimento de novas habilidades, os EA também incentivam competências sociais, como o trabalho em equipe, a cooperação e a comunicação, que são fundamentais para a formação integral dos alunos. Esses esportes permitem que os estudantes saiam de sua zona de conforto, explorando novas modalidades e culturas esportivas, que estimulam o aumento do engajamento e a motivação dos alunos nas aulas de Educação Física. No entanto, foram identificados diversos desafios que dificultam a implementação desses esportes no ambiente escolar. Como a resistência à mudança por parte dos professores e alunos, que por muitas vezes preferem as modalidades esportivas mais convencionais. Outro ponto é a falta de recursos financeiros e infraestrutura adequada, que também são barreiras bem significativas. Porém, mesmo diante desses desafios, conclui-se que a aplicação de EA pode ser uma abordagem inovadora e eficaz, para enriquecer e diversificar o currículo da Educação Física, desde que haja um esforço colaborativo para superar as barreiras identificadas. Portanto, a adoção de estratégias como a capacitação dos educadores, a comunicação clara dos benefícios dos EA e a adaptação gradual do currículo, e até mesmo ação proativa dos professores, pode facilitar a promoção de uma Educação Física mais inclusiva, diversificada e capaz de engajar todos os alunos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64072
Appears in Collections:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

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