Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64121
Share on
Title: | PADLET COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO: PROMOVENDO ESCRITA COLABORATIVA EM SALA DE AULA |
Authors: | Chagas, Danielle Hiollanda Farias |
Keywords: | Produção textual; Ensino; Ferramentas digitais; Padlet; Escrita colaborativa |
Issue Date: | 10-Apr-2025 |
Citation: | Chagas, Danielle H. F. Padlet como ferramenta de desenvolvimento: promovendo escrita colaborativa em sala de aula. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras-Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | O avanço das tecnologias digitais tem transformado as práticas pedagógicas, oferecendo novas possibilidades para o ensino da produção textual. Nesse contexto, o Padlet emerge como uma ferramenta colaborativa que potencializa a escrita colaborativa em sala de aula. Trata-se de um mural virtual que permite a postagem multimodal de conteúdos (textos, imagens, vídeos e áudios), facilitando a construção coletiva do conhecimento (Moran, 2018; Almeida, 2020). Este estudo analisa a aplicação do Padlet em três experiências educacionais distintas: (1) no Ensino Fundamental, como suporte para reflexões sobre literatura; (2) no Ensino Médio/Normal, para desenvolvimento da escrita argumentativa; e (3) no ensino remoto pandêmico, como ferramenta de produção e revisão colaborativa. Os resultados indicam que a plataforma favorece a autoria compartilhada (Bakhtin, 2003), a multimodalidade (Rojo, 2012) e o letramento digital (Coscarelli; Ribeiro, 2005), alinhando-se às demandas da educação contemporânea. Apesar das vantagens - como custo-benefício (versão gratuita), interatividade e adaptação a diferentes contextos - identificam-se desafios: necessidade de formação docente (Moran, 2018) e garantia de acesso tecnológico equitativo (Kenski, 2012). Conclui-se que o Padlet, quando integrado a propostas pedagógicas bem estruturadas, pode transformar a produção textual em um processo dinâmico, colaborativo e significativo, preparando os alunos para as práticas comunicativas do século XXI. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64121 |
Appears in Collections: | (TCC) - Letras - Português |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Danielle Hiollanda Farias Chagas.pdf | 1,15 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License