Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64122
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ANDRADE, Klesia Garcia | - |
dc.contributor.author | ARAÚJO, Fabíola Santos de | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-07T13:56:39Z | - |
dc.date.available | 2025-07-07T13:56:39Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-17 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Fabíola Santos de. Práticas musicais no contexto religioso: um estudo na Catedral Anglicana Comunhão, de João Pessoa - PB. 2024. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64122 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa desenvolvida tem como objetivo geral compreender quais são e como se estabelecem as práticas musicais dos participantes de três grupos da Catedral Comunhão João Pessoa - PB. A revisão de literatura abrange estudos que exploram a música em ambientes religiosos, suas funções pedagógicas, formativas e seu impacto nas dinâmicas sociais e culturais de organizações religiosas, sendo estruturada nos seguintes eixos temáticos: “Práticas musicais no contexto eclesiástico” e “Música e seu papel com o sagrado”. O referencial teórico baseia-se nos pressupostos da teoria da prática (campo, habitus, capital e poder simbólico) de Pierre Bourdieu. Tal perspectiva teórica orienta a compreensão da música como um capital cultural essencial para o fortalecimento das práticas religiosas e a integração dos indivíduos ao grupo. Foi adotada a abordagem qualitativa e os pressupostos teóricos e práticos do estudo de caso. A coleta de dados inclui observação participante de ensaios e cultos da instituição, entrevistas com lideranças e membros envolvidos nas práticas musicais, bem como análise de fontes documentais. A pesquisa revelou que a prática musical na Catedral se adapta às necessidades específicas do contexto religioso, equilibrando procedimentos estruturados e flexíveis. A música, além de sua função litúrgica, desempenha um papel significativo na formação de identidade coletiva e no fortalecimento das relações sociais entre os participantes. O estudo colabora na compreensão das práticas musicais na Catedral Anglicana Comunhão, destacando a importância da música no contexto religioso e a sua relação na formação espiritual e cultural dos indivíduos. Além disso, sinaliza as singularidades do compartilhamento de conhecimentos em contextos religiosos e a integração e potencialização da educação musical em espaços religiosos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Práticas musicais | pt_BR |
dc.subject | Trocas de conhecimentos | pt_BR |
dc.subject | Experiências musicais | pt_BR |
dc.subject | Campo religioso | pt_BR |
dc.title | Práticas musicais no contexto religioso : um estudo na Catedral Anglicana Comunhão, de João Pessoa - PB | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7338042992957244 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5106120464248751 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Música | pt_BR |
dc.description.abstractx | The developed research has the general objective of understanding what the musical practices of the participants of three groups from the Comunhão Cathedral (João Pessoa - PB) are and how they are established. The literature review encompasses studies that explore music in religious environments, its pedagogical and formative functions, and its impact on the social and cultural dynamics of religious organizations. It is structured around the following thematic axes: “Musical Practices in the Ecclesiastical Context” and “Music and Its Role in the Sacred.” The theoretical framework is based on Pierre Bourdieu’s theory of practice (field, habitus, capital, and symbolic power). This theoretical perspective guides the understanding of music as a form of cultural capital essential for strengthening religious practices and integrating individuals into the group. A qualitative approach was adopted, along with the theoretical and practical assumptions of the case study methodology. Data collection includes participant observation of rehearsals and services at the institution, interviews with leaders and members involved in musical practices, as well as the analysis of documentary sources. The research revealed that musical practice at the Cathedral adapts to the specific needs of the religious context, balancing structured and flexible procedures. Beyond its liturgical function, music plays a significant role in shaping collective identity and strengthening social relationships among participants. The study contributes to the understanding of musical practices at the Anglican Comunhão Cathedral, highlighting the importance of music in the religious context and its role in the spiritual and cultural formation of individuals. Furthermore, it points to the uniqueness of knowledge sharing in religious contexts and the integration and enhancement of music education in religious spaces. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Música |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Fabiola Santos de Araujo.pdf | 1,81 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons