Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64148

Comparte esta pagina

Título : Sob o olhar da imprensa tradicional : uma análise dos editoriais da Folha de S. Paulo e O Globo sobre a prisão de Lula (2018)
Autor : FERREIRA, Natália Paiva Alves
Palabras clave : Democracia; Mídia; Judiciário; Prisão; Lula
Fecha de publicación : 18-oct-2024
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : FERREIRA, Natália Paiva Alves. Sob o olhar da imprensa tradicional: uma análise dos editoriais da Folha de S. Paulo e O Globo sobre a prisão de Lula (2018). 2024. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : Este projeto de pesquisa parte do pressuposto de que os meios de comunicação são componentes fundamentais da democracia representativa, dada a sua influência na formação da opinião pública e no debate público. Assim, a pesquisa tem como objetivo investigar os enquadramentos realizados pela imprensa brasileira sobre a prisão de Lula em 2018, focando especificamente nos editoriais dos jornais Folha de S. Paulo e O Globo entre janeiro e outubro daquele ano. A escolha pelos editoriais se dá por ser o espaço em que os jornais se posicionam sobre os acontecimentos da vida pública. A metodologia empregada será a análise de conteúdo, que permitirá examinar os editoriais e identificar os enquadramentos e significados atribuídos à prisão de Lula, elucidando como esses veículos de comunicação abordaram e interpretaram o evento dentro do contexto político brasileiro. Deste modo, buscamos compreender se há homogeneidade em seus posicionamentos.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64148
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Sociologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Natália Paiva Alves Ferreira.pdf1,24 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons