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Título : Análise da Educação Ambiental como ferramenta da gestão de recursos hídricos em escolas públicas no contexto do Rio Ipojuca
Autor : SILVA, Deysianne Cristina Santos da
Palabras clave : Recursos-hidricos; Educação ambiental; Bem-estar social; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Fecha de publicación : 1-dic-2024
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SILVA, Deysianne Cristina Santos da. Análise da Educação Ambiental como ferramenta da gestão de recursos hídricos em escolas públicas no contexto do Rio Ipojuca. 2024. Dissertação (Mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024
Resumen : A crescente preocupação com a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável impulsiona a integração da Educação Ambiental (EA) como uma ferramenta na gestão hídrica nos sistemas educacionais e nas comunidades. No contexto, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), criados pela Organização das Nações Unidas (ONU), oferecem um guia abrangente para orientar esses esforços. Nesse sentido, a conservação dos recursos hídricos cada vez mais são foco de estudos e pesquisas. A cidade de Caruaru-PE é banhada pelo Rio Ipojuca, que possui escolas próxima das margens o que oferece uma oportunidade de estudar a relação entre o meio ambiente e a educação local, especialmente em uma região que enfrenta desafios ambientais significativos. Apesar dos esforços em promover a EA, ainda há uma lacuna na compreensão de como as escolas próximas ao Rio Ipojuca estão integrando práticas sustentáveis e envolvendo a comunidade em alinhamento com os ODS. O objetivo desta pesquisa é analisar a relação entre escola e comunidade no contexto do Rio Ipojuca, investigando como a EA, através da ferramenta G5 ambiental (recursos hídricos - G1) pode ser aplicada como ferramenta integradora para a gestão de recursos hídricos. Inicialmente, foi realizada uma revisão sistemática, que evidenciou o compromisso de professores e responsáveis na promoção de práticas sustentáveis. Posteriormente, foram aplicados questionários, estruturados em uma escola da região. As análises das informações obtidas serviram como base para o desenvolvimento de uma cartilha educacional. Os resultados indicam um forte engajamento dos professores e responsáveis na implementação de práticas ambientais, mas também revelam a necessidade de um guia estruturado para apoiar e aprimorar essas iniciativas por parte dos (as) estudantes. A cartilha fornece orientações práticas e estratégias para integrar de forma mais eficaz a educação ambiental nas escolas, alinhando-se aos ODS e fortalecendo a relação entre a escola e a comunidade no contexto do Rio Ipojuca.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64163
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (PROF – Água)

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