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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64166
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Título: | Análise de uma Intervenção Pedagógica à Luz da Teoria da Formação Planejada por Etapas das Ações Mentais e dos Conceitos De P. Ya. Galperin para a Alfabetização Científica e Tecnológica no Ensino de Reações Químicas de Precipitação |
Autor(es): | FARIAS, Robson Almeida Monteiro de |
Palavras-chave: | Alfabetização Científica e Tecnológica; Teoria de Galperin; Formação das Ações Mentais; Reação de Precipitação; Intervenção Pedagógica |
Data do documento: | 19-Ago-2024 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | FARIAS, Robson Almeida Monteiro de. Análise de uma Intervenção Pedagógica à Luz da Teoria da Formação Planejada por Etapas das Ações Mentais e dos Conceitos De P. Ya. Galperin para a Alfabetização Científica e Tecnológica no Ensino de Reações Químicas de Precipitação. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Esta pesquisa analisa as contribuições e limitações da Teoria da Formação das Ações Mentais e de Conceitos de P. Ya. Galperin no processo de Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT), com foco na temática da Reação de Precipitação. O objetivo é examinar as contribuições da Teoria de Galperin no desenvolvimento da Alfabetização Científica e Tecnológica por meio de atividades teóricas relacionadas à Reação Química de Precipitação. A dissertação apresenta uma fundamentação teórica sobre a Alfabetização Científica e Tecnológica no contexto brasileiro, destacando duas novas concepções: i) parâmetros para o desenvolvimento de conceitos científicos e ii) a ausência de contextos que envolvem a tecnologia em sua definição social, científica e sociocientífica. A pesquisa detalha a Teoria da Formação das Ações Mentais e de Conceitos de Galperin, que propõe etapas para a internalização de conteúdos, baseadas nas teorias de Leontiev e Vygotsky. A metodologia adotada é a de Intervenção Pedagógica, apresentando os impactos dos instrumentos de coleta de dados e uma análise da própria intervenção, que representa o Esquema da Base Orientadora Completa da Ação para identificar características de uma Reação Química de Precipitação. A discussão é dividida em duas partes: os efeitos da intervenção pedagógica e a descrição detalhada da intervenção. Nos resultados, destacam-se as concepções na Teoria de Galperin, incluindo a importância de contextos tecnológicos no desenvolvimento de conceitos científicos e a relevância da prática experimental no processo de aprendizagem. Além disso, a intervenção pedagógica baseada na Teoria de Galperin proporciona uma metodologia de ensino voltada para a independência do aluno por sua vez limita-se pela complexidade em elaboração das atividades das Etapas. Conclui-se a presença da ACT prática em todas as atividades propostas para o desenvolvimento das etapas de assimilação, enquanto a ACT cívica e cultural não se destacou nas atividades, sugerindo áreas para pesquisas futuras. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64166 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação |
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