Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64207

Compartilhe esta página

Título: Administração neonatal de Vitamina D: repercussões sobre o desenvolvimento neuromotor de ratos machos e fêmeas submetidos a paralisia cerebral experimental
Autor(es): SILVA, Márcia Maria da
Palavras-chave: Paralisia cerebral; Colecalciferol; Modelos animais; Neurodesenvolvimento
Data do documento: 20-Dez-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Márcia Maria da. Administração neonatal de Vitamina D: repercussões sobre desenvolvimento neuromotor de ratos machos e fêmeas submetidos paralisia cerebral experimental, Pernambuco, Brasil. 2024. Tese (Doutorado em Nutrição) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A paralisia cerebral (PC), é um conjunto de desordens que comprometem o desenvolvimento, locomoção e a postura das crianças afetadas, tendo como causa um dano que acomete o cérebro antes, durante, ou logo após o parto. A PC é ainda, a maior causa de comprometimento motor na infância. Existem poucas estratégias de intervenções relacionadas ao tratamento precoce da PC, ou seja, logo após a lesão. Dentre as estratégias de intervenção precoce, destacamos a intervenção com vitamina D (VitD). A VitD é um hormônio seco-esteroide, diversos estudos apontam sua importância no desenvolvimento ósseo, muscular e do sistema nervoso. A vulnerabilidade do sistema nervoso pode variar entre os sexos e a compreensão dessas diferentes respostas, representa uma oportunidade para estabelecer novos tratamentos relacionados a quadros clínicos como a PC. Assim, neste projeto objetivou-se avaliar as repercussões do tratamento neonatal com VitD sobre o desenvolvimento do sistema neuromotor, e parâmetros do crescimento somático de ratos machos e fêmeas submetidos à PC. Ratos Wistar machos e fêmeas foram alocados de forma randomizada após o nascimento em oito grupos conforme o modelo de PC ou controle (C), e tratamento neonatal com vitamina D (D) ou veículo (V), e o sexo em macho (M) ou fêmea (F). A saber: CVM, CDM, PCVM, PCDM, CVF, CDF, PCVF e PCDF. Os animais foram avaliados quanto aos seguintes parâmetros: peso, eixos corporais, desenvolvimento somático, dos reflexos, da atividade locomotora, da marcha, da força muscular e análise quantitativa de neurônios maduros no cerebelo. Os resultados demonstram que o tratamento neonatal com VitD atenua o impacto do modelo sobre a ontogênese e maturação física, sobre o fenótipo corporal, prevenindo a redução do ganho de peso e crescimento corporal em ratos machos e fêmeas adultos jovens. Ainda, foram observados efeitos benéficos da intervenção ao melhorar parâmetros da atividade locomotora nos machos e fêmeas, reduzir os déficits de força nos machos, e o impacto sobre os parâmetros da marcha nas fêmeas. Portanto, os resultados sugerem que o tratamento neonatal com VitD apresenta potencial como agente protetor para desordens precoces do desenvolvimento. Mais estudos são necessários para compreender o papel da VitD em distúrbios do neurodesenvolvimento especificamente relacionados aos aspectos comportamentais, moleculares e morfológicos, bem como dos mecanismos referentes ao sexo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64207
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Márcia Maria da Silva.pdf
  Item embargado até 2026-06-03
8,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons