Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64224

Compartilhe esta página

Título: Ressignificação da masculinidade através da comunicação não violenta : impactos e implicações no respeito aos direitos humanos em contextos escolares
Autor(es): OLIVEIRA, Ericka Anulina Cunha de
Palavras-chave: Comunicação não violenta; Masculinidades; Direitos humanos
Data do documento: 19-Ago-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: OLIVEIRA, Ericka Anulina Cunha de. Ressignificação da masculinidade através da comunicação não violenta : impactos e implicações no respeito aos direitos humanos em contextos escolares. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Esta pesquisa analisa o impacto dos conceitos e das vivências da Comunicação Não Violenta (CNV) na ressignificação da masculinidade em meninos, com o objetivo de compreender se a CNV pode colaborar, dentro do ambiente escolar, para a ressignificação da masculinidade dos participantes e, consequentemente, para o fortalecimento do respeito aos direitos humanos. Utilizando uma abordagem qualitativa e de natureza aplicada, a metodologia adotada inclui a pesquisa-ação e a revisão bibliográfica de autores relevantes nos campos conceituais de estudo. As técnicas de coleta de dados envolvem observação e questionários. Os resultados indicam que os conceitos e práticas de CNV podem contribuir para a ressignificação da masculinidade entre os alunos participantes. A prática da CNV ajudou os meninos a desenvolverem uma maior capacidade de identificar e expressar suas necessidades e emoções de maneira não-agressiva, demonstrando potencial para promover um ambiente escolar mais respeitoso e compreensivo. Além disso, a CNV facilitou a desconstrução de estereótipos de masculinidade que desvalorizam a vulnerabilidade emocional, permitindo uma expressão mais autêntica das identidades dos participantes. Em conclusão, a pesquisa demonstra que a CNV pode ser uma ferramenta valiosa para abordar questões de gênero e masculinidade nas escolas, contribuindo para a criação de um ambiente mais inclusivo e respeitoso, que fortalece o respeito aos direitos humanos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64224
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Direitos Humanos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Ericka Anulina Cunha de Oliveira.pdf3,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons