Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64233

Compartilhe esta página

Título: Formação docente para as relações raciais : os cursos de Licenciatura em Ciências Sociais do Estado de Pernambuco estão formando os estudantes de acordo com a Lei 10.639/03?
Autor(es): SILVA, Rayza Almeida Hora da
Palavras-chave: Formação docente; Relaçoes Raciais; Sociologia da Educação
Data do documento: 8-Ago-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Rayza Almeida Hora da. Formação docente para as relações raciais : os cursos de Licenciatura em Ciências Sociais do Estado de Pernambuco estão formando os estudantes de acordo com a Lei 10.639/03?. Dissertação (Mestrado em Sociologia,) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024
Abstract: O objetivo desta pesquisa é compreender as percepções dos estudantes da licenciatura em Ciências Sociais acerca das suas formações docentes no aspecto das relações étnico-raciais. Tive como proposta contribuir com a formação dos licenciados na Universidade Federal de Pernambuco d da Universidade de Pernambuco, visando a desnaturalização da discriminação racial, preconceito e o racismo no ambiente acadêmico. Para pensar meu objetivo, fiz uma investigação acerca do cenário científico e educacional das formações de professores para as relações étnico-raciais, me valendo de uma breve análise sócio-histórica de possibilidades e impossibilidades de ruptura de um cenário educacional que se valesse dos princípios previstos em Lei. Para tanto, fiz um breve panorama da trajetória das Ciências Sociais no ensino superior bem como a trajetória da Sociologia no Ensino Médio, afinal, o licenciado pode vir a exercer a docência e, com isso, é fundamental que saiba trabalhar com a temática racial em sala de aula. Para alcançar os objetivos propostos no meu trabalho, utilizei a pesquisa qualitativa, realizando a análise documental do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais na Universidade Federal de Pernambuco e na Universidade de Pernambuco; análise da grade curricular do curso; por fim, entrevistas semiestruturadas com os estudantes do último período da graduação. Desta feita, acredito que minha pesquisa contribua como instrumento de problematização de um aspecto importante, as relações étnico-raciais, na formação de professores no Estado de Pernambuco, percebendo a relação dos licenciados com suas graduações.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64233
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Rayza Almeida da Hora Silva.pdf
  Item embargado até 2026-06-10
1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons